Vistoria de imóvel: entenda o que é essa inspeção, sua importância e como deve ser feita

Não é a primeira vez que a Nova Época fala sobre a vistoria de imóvel, mais conhecida como visitação, e sobre como ela é um passo fundamental no processo de compra e venda de um imóvel. Muitos podem achar que a vistoria se resume em conhecer o imóvel fisicamente e avaliar se ele se encaixa nas suas necessidades, porém, vai muito além disso.

A compra de um imóvel trata-se de uma transição de alto valor financeiro, por isso, todo cuidado tomado é pouco para se realizar um negócio seguro. Assim, antes da entrega da chave, é essencial que uma inspeção criteriosa seja feita com profissionais capacitados para dar pareceres técnicos sobre os pontos avaliados.

Lembre-se: além dos profissionais que trabalham com isso, a vistoria deve incluir todos os envolvidos no processo de negociação, como o proprietário, o comprador e a imobiliária. Como comprador, você tem o direito de saber exatamente o que está levando, por isso, não tome como garantia somente o que você vê ou que o vendedor diz, exija uma inspeção profissional.

Se você quer saber mais sobre o assunto, fique atento a esse post que a Nova Época trouxe para explicar melhor o que é uma vistoria de imóvel, como ela deve ser realizada e qual sua importância. Além disso, mostraremos o que deve ser priorizado nessa averiguação. Não deixe de visitar nosso site e conferir nossas ofertas!

1. O que é uma vistoria de imóvel?

A vistoria de imóvel acontece durante a visitação e é a verificação das condições do imóvel antes de assinar o contrato. Sua finalidade é identificar e documentar cada detalhe para dar garantias, a quem vai compra-lo, sobre a situação que ele se encontra no momento da entrega das chaves.

A ideia da vistoria é bem simples e óbvia. Assim como é importante verificar a qualidade de uma fruta na feira ou a validade de um produto no mercado, é essencial analisar o estado de conservação de um imóvel usado ou as condições de habitabilidade de um imóvel novo. A vistoria deve ser realizada de acordo com rigorosos critérios.

A primeira coisa que deve ser observada é se não existem defeitos aparentes e principalmente ocultos que vão prejudicar as condições de uso do imóvel ou até mesmo exigir reformas. A segunda coisa diz respeito à estrutura e requer um bom nível de conhecimento técnico.

2. Qual a importância da vistoria?

O principal objetivo do laudo de vistoria é documentar com detalhe e rigor técnico o estado do imóvel, garantindo que o lugar se encontra de fato nas condições prometidas pelo vendedor e que ele está de acordo com tudo o que foi especificado no contrato. Pode ser um instrumento de defesa tanto para o comprador quanto para o vendedor.

É fundamental que o laudo da vistoria seja reconhecido formalmente tanto pelo vendedor quanto pelo comprador no ato do contrato de compra para ser válido. Fotos da propriedade também podem ser incluídas no laudo. É ideal que o vendedor esteja na hora da vistoria, mas caso isso não seja possível, o vistoriador pode simplesmente apresentar o laudo com tudo o que foi observado.

O papel da vistoria é minimizar o máximo possível o risco de haver defeitos ocultos ou aparentes e atestar, posteriormente, as condições em que o imóvel foi entregue para seu comprador. Caso sejam constatados falhas no imóvel ainda durante a vistoria, é necessário informar ao vendedor para que ele reconheça e repare todas antes da entrega das chaves.

3. Quais as principais vantagens da vistoria?

Atestar a conformidade dos materiais

Quando você decide comprar um imóvel novo, recebe informações a respeito dos materiais utilizados em revestimentos de pisos ou em paredes, por exemplo. Esses dados ficam registrados e devem ser conferidos previamente para comprovar que está tudo de acordo com o prometido, o que nem sempre acontece. Por isso, fique atento!

Uma construtora dá conta de centenas de unidades de imóveis ao mesmo tempo e pode, por falhas de organização, acabar trocando insumos previstos entre elas. A vistoria é uma oportunidade de você fazer essa verificação e solicitar a devida correção o mais rápido possível.

Ajustar possíveis irregularidades imediatamente

Outro ponto positivo da vistoria é que qualquer possível ajuste ou reforma pode acontecer antes da ocupação do imóvel. Dessa forma, geralmente, há profissionais disponíveis para fazer os reparos sem que você precise esperar por isso.

Quando se trata da compra de um imóvel que acabou de ser construído, as vantagens são ainda maiores, pois não haverá vizinhos para reclamar do barulho e nem a necessidade da autorização dos proprietários dos imóveis contíguos, já que estes estarão vazios. Isso pode evitar muitos problemas e conflitos que os transtornos de uma reforma podem causar.

Evitar surpresas

Uma das piores coisas que pode acontecer com você em um processo de compra e venda é perceber só depois de fechar o negócio é que o bem adquirido não está nas boas condições que foi prometido.

Em um imóvel essa situação pode ser ainda mais desagradável, pois alguns defeitos podem passar despercebidos e incomodar o novo dono para sempre, já que nem todos podem ser resolvidos facilmente. Uma falha milimétrica em um cálculo pode causar muita dor de cabeça e prejudicar a segurança dos moradores.

4. Quais pontos essenciais devem ser observados?

Revestimentos da parede, dos reajustes e do piso

Verificar como estão os azulejos das paredes, se existe rachaduras, se todas as áreas estão revestidas devidamente, se faltam peças e se existem diferenças na cor dos azulejos e das cerâmicas é um dos principais pontos que devem ser avaliados em uma vistoria.

O piso também deve ser observado. O avaliador deve prestar atenção se há defeitos na cerâmica e nos tacos, se existem manchas, mofos, buracos, se faltam peças ou se existem peças soltas, entre outras imperfeições. É importante também verificar se não existem falhas ou falta de reajustes em algum lugar.

Sistema elétrico

O sistema elétrico de um imóvel é uma das partes mais importantes e deve ser avaliado cuidadosamente. Uma boa análise deve ser feita e deve ser observado se existem fios ou cabos expostos, se a caixa de força está em condições aceitáveis e se os interruptores estão funcionando.

É importante, ainda, não se esquecer de se informar se já houve reformas nesse sistema, pois, dependendo da idade do imóvel, é importante que ele seja refeito. A inspeção em apartamentos também deve passar pelos extintores de incêndio para verificar se estão em bom estado.

Sistema hidráulico

É essencial que seja observado o funcionamento da descarga nos banheiros e das torneiras durante a inspeção. É importante que tudo seja verificado, por isso, não sinta vergonha de abrir as torneiras ou de acionar todas as descargas para confirmar que não existem entupimentos e avaliar a vazão da água.

Verifique também se há entupimentos ou gotejamentos, além de prestar atenção ao ralos e encanamentos, que devem estar desobstruídos para um melhor funcionamento.

Fachada completa

O estado de conservação e segurança do imóvel deve ser avaliado. Verifique a conservação de portas, janelas, grades e tudo o que envolva a segurança da propriedade. As janelas e portas não devem apresentar resistência ao serem abertas ou fechadas. Observe também se há danos nas esquadrias de alumínio.

Pintura

Observe se a pintura do imóvel em geral, principalmente para se certificar que não há manchas nas regiões que dividem a parede com o teto, pois é assim que geralmente indica o começo de uma infiltração. Verifique, também, os tetos dos ambientes mais úmidos, que são a cozinha e o banheiro, bem como as paredes que mais ficam expostas ao sol.

Não se esqueça, ainda, de verificar se as paredes estão planas. Isso pode ser feito passando as mãos sobre a superfície. Dessa forma também é possível verificar se há defeitos na pintura.

5. É necessária a ajuda de um profissional?

Ainda que agora você já saiba o que precisa ser vistoriado em um imóvel, ainda é muito importante ter a presença de um profissional na hora da vistoria, pois só ele terá a experiência necessária e fundamental para fazer a inspeção correta e minuciosamente. Além disso, o profissional conta com a ajuda de equipamentos que identificam, com mais precisão, determinados problemas.

Essas são as informações que a Nova Época considera mais importantes para você conseguir entender o que é vistoria. Esperamos que toda e qualquer dúvida tenha sido sanada e que você possa ter compreendido melhor qual o papel e a importância da vistoria. Entre em contato conosco para saber mais e visite nosso site para conferir nossas ofertas!