Visitas virtuais em imóveis: entenda os benefícios de disponibilizar

A internet trouxe grandes mudanças e dinamismo para a vida do consumidor, modificando seu comportamento e a forma como a sociedade gosta de consumir, mudança que exigiu e ainda exige que as empresas pensem em novas experiências para eles. Além disso, a pandemia da Covid-19 e suas consequências, como a necessidade do afastamento social, também tiveram grande impacto nessa mudança.


Em um cenário de frequentes mudanças, dadas pela dinamicidade do mercado, especialmente do imobiliário, é fundamental que os diversos setores se mantenham sempre atualizados para uso das tecnologias disponíveis de forma estratégica. Dessa forma, o uso da realidade virtual no mercado imobiliário vem ganhando espaço como tendência pelas vantagens que otimizam processos específicos do setor. 


A cada dia que passa damos mais um passo para um futuro mais tecnológico e prático. Por conta disso, para chegar ao fechamento de vendas atualmente é preciso muito mais do que as habilidades da equipe comercial e a qualidade dos serviços e produtos. Nesse cenário, está se tornando cada vez mais urgente a implementação de recursos tecnológicos, como a visita virtual, para auxiliar e transformar procedimentos, levando ao sucesso da imobiliária. 


Porém, para implementar isso no seu trabalho ou na sua empresa, primeiro é fundamental entender o que, de fato, é a visita virtual e quais os benefícios que ela trará para os seus negócios. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber, dessa maneira você pode transformar seu negócio e trazê-lo para o mundo da internet, aumentando sua captação de clientes! Para mais dicas sobre o mercado imobiliário e informações sobre suas mudanças, não deixe de conferir os outros posts do nosso blog!


O que é uma visita virtual?


Visita ou tour virtual para imóveis é o termo usado para representar uma ferramenta moderna para os sites imobiliários. Essa ferramenta consiste em uma simulação que possibilita a visitação a determinados imóveis, que estão disponíveis no catálogo do corretor, de forma virtual, economizando tempo e dinheiro tanto dos clientes quanto dos corretores. 


Através dessa ferramenta é possível ter acesso a uma apresentação bem completa de todos os ambientes de um imóvel em 360 graus, muito semelhante à maneira como a visita ocorreria de forma presencial. Os visitantes têm a possibilidade de mudar o ângulo de visão, bem parecido como seria em uma visita presencial ao local, de modo que eles possam experimentar a sensação de estar passeando dentro do imóvel.


Além de salvar tempo e dinheiro para todos os envolvidos, é possível fazer esse tipo de visita a qualquer hora do dia, sem a necessidade de marcar um horário viável para todos os envolvidos, o que pode se mostrar uma dificuldade. O visitante pode, ainda, revisitar o imóvel quantas vezes quiser para tirar dúvidas sem precisar se deslocar até o local e até mesmo mostrar para familiares e amigos para uma segunda opção. 


Através dessa ferramenta, o cliente pode, ainda, ter mais informações sobre o tamanho do imóvel e sobre a planta. Ela também permite uma visitação melhor e mais detalhada, o que vai ajudar o consumidor na hora da palavra final na transação. Esse recurso vai ajudar muito a imobiliária a ganhar pontos com os clientes, sendo um diferencial importante nos dias de hoje. 


Quando as visitas virtuais se tornaram um artifício para a venda de imóveis?


Como mencionamos lá em cima, além de estarmos vivendo em uma era digital, que vem transformando cada vez mais as práticas e rotinas em diversos setores do mercado, a pandemia da Covid-19 foi outro incentivador para que as visitas virtuais se tornassem uma ferramenta necessária a ser disponibilizada pelas imobiliárias. 


É possível observar que empresas que já vinham se adaptando a novas tecnologias sofreram menos com os impactos causados pela pandemia, o que mostra que estar sempre atento às mudanças e inovações é fundamental para ter sucesso, especialmente no mercado imobiliário. Com as profundas transformações nas rotinas de trabalho, as empresas viram a necessidade de adotar medidas que fazem uso da tecnologia para alcançar resultados positivos mesmo diante das consequências da Covid. 


A visita ou tour virtual despontaram como um diferencial que possibilita a continuidade dos negócios em todos os níveis, independente do cenário que estamos vivendo, afinal, é possível visitar o imóvel que você quiser quando quiser sem perder a qualidade. 


Quais as vantagens de adotar as visitas virtuais?


1. Mais segurança para os proprietários


Cerca de 80% dos proprietários que anunciam imóveis ainda residem neles e, quando você coloca seu imóvel à venda, fica à disposição de receber várias visitas no mesmo dia enquanto sua família ainda ocupa o imóvel. Essa situação pode acabar deixando os proprietários extremamente inseguros, inquietos e preocupados.


A visita virtual para imóveis ajuda a trazer mais segurança para o proprietário, já que as visitas só serão feitas pelas pessoas que têm um real interesse no imóvel. Isso ajuda a diminuir o risco de danos à propriedade, além de garantir ao proprietário que não haverá aquele entra e sai desnecessário. 


2. Retenção de clientes


Outra vantagem de usar a visita virtual na sua imobiliária é que elas aumentam as chances de negociação, o que ajuda a evitar que as pessoas busquem por outras opções na concorrência e, assim, o corretor têm mais chances de reter clientes.


Além disso, você sabia que o tempo de visita em um site que oferece tour virtual é maior do que as visitas presenciais. Por isso, ao passo que uma página que não disponibiliza essa ferramenta não costuma prender o consumidor, uma imobiliária que oferece a visita virtual tem mais chances de fazer com que as pessoas permaneçam mais tempo navegando no site. 


3. Maior visibilidade


A visita virtual para imóveis também ajuda a aumentar a visibilidade das propriedades do catálogo do corretor. Isso acontece porque a visita está sempre disponível e ainda possui detalhes que não são proporcionados por imagens convencionais. Anúncios de imóveis com visitas virtuais recebem de 40% a 50% mais cliques que os anúncios que possuem apenas uma galeria de fotos. 


Além disso, para quem faz compras online, o uso de imagens de alta qualidade é essencial para a tomada de decisões da compra de um produto ou serviço. Com a visita virtual, você pode oferecer para seus possíveis clientes imagens convencionais de boa qualidade, além de vídeos, gráficos, ícones e infográficos. 


4. Otimização de tempo


A visita virtual para imóveis permite que as visitas presenciais aconteçam somente quando a pessoa está dentro do perfil que você procura e quando ela tem, efetivamente, interesse naquele imóvel. Dessa maneira, o proprietário pode liberar as chaves do imóvel somente para quem realmente se interessa pelo negócio, o que dá mais segurança para ele também.


Além disso, isso ajuda a evitar que os corretores precisem se deslocar para acompanhar a visita em um imóvel que não se encaixe nos desejos e nas necessidades de um cliente. Essa ferramenta mostra o imóvel detalhadamente e por completo, o que faz com que as chances de um cliente ver pessoalmente algo que não agrada menores. 


5. Diferencial competitivo


O mercado imobiliário é um setor muito competitivo, o que torna a missão de se destacar por seus diferenciais importantes. Uma imobiliária que oferece visita virtual está à frente das demais, o que ajuda a se fortalecer como um negócio que está constantemente inovando. Isso porque disponibilizar ferramentas vai colocar sua empresa entre as opções mais procuradas, pois mostra ao consumidor que está sempre atento às novidades tecnológicas e que a experiência do cliente é o mais importante. 


Quando chegar a hora de o comprador decidir qual imóvel comprar, entre aqueles que mais o atraem, as chances de lembrar das unidades que foram oferecidas com uma visão mais completa e detalhada são maiores 


6. Maior conversão de vendas


Transformar um visitante curioso em um potencial cliente é o objetivo de todo corretor e, nesse caso, considerar implementar a visita virtual no seu site pode ser uma medida importante para a maior captação e conversão de vendas.


Isso porque a visita é um dos motivadores que faz com que as transações se concretizem mais rapidamente, pois, na hora de decidir por um imóvel que tem uma galeria de fotos comum e um que disponibiliza uma visita virtual detalhada e de qualidade, as chances do comprador -optar pela unidade que ele pode ver por completo a qualquer hora são muito maiores.


7. Mais imóveis no catálogo


Um cliente que está à procura de um imóvel para comprar ou alugar certamente vai se interessar pelas ferramentas disponibilizadas pela sua imobiliária. Um diferencial pode ser determinante na hora de propor exclusividade com a corretora e para atrair novos imóveis para o catálogo do corretor. 


A adoção desse recurso pode ser decisiva, pois, enquanto a concorrência não sai da zona de conforto, você pode se destacar como uma empresa sempre antenada nas inovações tecnológicas e preocupada em sempre oferecer o melhor para seus clientes. 


Agora que você já sabe da importância de adotar a visita virtual no seu site, não deixe a oportunidade de oferecer uma nova e melhor experiência para o seu cliente passar! No caso de dúvidas, nossos profissionais estão sempre à disposição para ajudar! 
 

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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