Sazonalidade do mercado imobiliário: saiba mais sobre e como ela se apresenta

Uma dúvida muito comum, principalmente para quem não trabalha no mercado imobiliário, é sobre a existência da sazonalidade. Até quem nunca ouviu falar desse fenômeno já vivenciou seus efeitos, mesmo não sabendo disso. A sazonalidade pode ter um efeito tanto positivo quanto negativo no mercado, gerando otimismo ou pessimismo. Além disso, ela pode ditar algumas regras para diversos negócios e seus destinos.

A maioria dos negócios sofre com a sazonalidade, ou seja, têm limitações que variam de acordo com as estações ou a época do ano. A sazonalidade no mercado imobiliário é um assunto que costuma se mostrar mais em de maior dificuldade. Nesse momento, algumas questões sobre esse fenômeno podem surgir e levantar algumas dúvidas, por isso, é importante entender sobre o assunto e como ele afeta esse setor do mercado.

Independente do setor do mercado em que você trabalha, todo mundo tem um objetivo comum: atingir as metas de venda e terminar o ano com os números nas alturas. Para isso acontecer, é preciso entender o mercado, suas instabilidades e como se antecipar às crises que podem acontecer.

Se você trabalha no mercado imobiliário ou se interessa pelo assunto, já deve ter se perguntado se a sazonalidade também atinge esse setor, se ela é realmente prejudicial para os negócios e se uma crise pode ter alguma coisa a ver com esse fenômeno. Para te ajudar a entender um pouco melhor o que é a sazonalidade nesse setor de mercado e como ela se apresenta, a Nova Época fez esse post para falar sobre o assunto. Por isso, se você quer saber mais, fique ligado!

O que é sazonalidade?

A sazonalidade se refere a tudo o que é sazonal, ou seja, que tem a duração de uma estação do ano ou que ocorre durante um período de tempo limitado. No caso das vendas, tem a ver com um serviço ou produto sujeito às variações do mercado ao longo do ano, com diminuição ou aumento da demanda pelos consumidores. Para simplificar, a sazonalidade é um período em que alguma coisa é mais ou menos eminente.

Este fenômeno é muito normal, comum e de nível elementar em qualquer setor do mercado. Existem setores que possuem mais sazonalidade, existem setores que possuem menos, depende da área atuante. Essa oscilação pode acontecer por diversos motivos, como o clima, as datas comemorativas, alguns eventos e crises, que podem ser econômicas, climáticas ou de saúde, como a que tivemos recentemente com a epidemia de Covid-19.

Sazonalidade no mercado imobiliário

Como já dito antes, se você trabalha nessa área ou se interessa por ela e pesquisa regularmente, provavelmente já ouviu falar da sazonalidade do mercado imobiliário. Este fator pode ajudar ou atrapalhar muito planejamentos de médio e longo prazo, se os mesmos não forem feitos da forma correta.

Porém, esse fenômeno pode não ser de todo ruim. Como diz o ditado popular, em toda crise há sempre uma série de oportunidades e isso cabe na situação da sazonalidade no mercado imobiliário. Contudo, é possível e válido também não trabalhar com a hipótese da sazonalidade, já que existem indícios e motivações para isso.

A venda e locação de imóveis estão sujeitas a algumas tendências que podem criar diferentes oportunidades durante o ano. Por isso, o corretor deve estar muito atento a isso, pois, assim, ele acaba percebendo que essas limitações de temporadas são apenas subjetivas. A variedade de ofertas disponíveis nesse mercado, o desejo de morar bem e as possibilidades de promoções não permitem que fatores externos o afetem de forma definitiva.

Quais imóveis mais sofrem com a sazonalidade?

Como dito acima, a sazonalidade no mercado imobiliário nem sempre é uma realidade plena, já que podem haver distorções com relação ao que está acontecendo, por exemplo, um país que parece próspero pode estar apenas passando por um momento sazonal. Com essa dificuldade no caminho, existe outra forma de enxergar a sazonalidade: os períodos de temporada.

Os períodos de temporada são, na maioria das vezes, sazonais, dado que os imóveis começam a ser mais habitados por um motivo: verão ou inverno. Isto faz com que automaticamente a procura por imóveis aumente, seja com aluguel por temporada ou com a venda de imóveis para investimento. Esta é uma ótima maneira de considerar ou identificar um período sazonal no mercado imobiliário.

Como evitar problemas com a sazonalidade?

A sazonalidade do mercado imobiliário está muito mais ligada a crises e desequilíbrios econômicos do que a um período com mais ou menos vendas. Isso não quer dizer que dentro de um determinado ano corrido não ocorram momentos onde a procura foi mais alta ou menos baixa. Essas informações podem ser computadas de forma estatística, assim, atitudes podem ser tomadas ao longo dos anos e esses momentos podem ser melhor aproveitados.

Porém, se os momentos de sazonalidade forem equivalentes a momentos de crise, levando em consideração que as pessoas procuram moradia o ano todo, é essencial que você tenha em mente que evitar esses problemas é fundamental. Desta forma, é possível garantir a sequência de médio e longo prazo e atingir seus objetivos.

Para isso, primeiramente é necessário considerar períodos de altas e baixas com base no rendimento do ano anterior. É importante que você programe suas estratégias em cima desses dados e, com essas informações privilegiadas, construir muito valor agregado. Em seguida, você precisa aceitar o mercado e não brigar com ele. Ou seja, se não há procura por imóveis, a culpa pode não ser somente do mercado e você precisará tomar atitudes para tentar melhorar a situação.

As pessoas apenas buscam aquilo que elas precisam, por isso, é importante criar produtos que as pessoas queiram comprar. É importante inovar nesses momentos para buscar condições de fazer negócios com criatividade. Quanto mais informações do mercado você conseguir coletar, mais fácil ficará perceber que a resolução destes problemas será natural.

Com essas informações, a Nova Época espera que você tenha entendido um pouco melhor como funciona a sazonalidade nesse setor do mercado e como lidar com ela da melhor forma. Não deixe de visitar nosso site e conferir nossas ofertas!