Saiba por que investir em um imóvel com vaga de garagem: entenda como valoriza o imóvel

Na hora de comprar um imóvel, é essencial levar vários fatores em consideração para ter certeza de fazer a melhor escolha para você, suas necessidades e prioridades. Para isso, é importante identificar suas necessidades antes mesmo de começar a olhar as opções de imóveis disponíveis no mercado. Uma boa dica é listar todos os requisitos que você não abre mão e definir algumas características importantes, que também ajudam a valorizar o imóvel, como a vaga de garagem.


Um dos fatores que mais pesam na decisão de compra de um imóvel é, sem dúvidas, seu preço e descobrir o valor de uma propriedade pode se mostrar um grande desafio, tendo em vista que, como dito acima, diversos fatores precisam ser considerados na sua avaliação para chegar a um preço ideal para a unidade. Nessa conjuntura, uma dúvida muito comum que surge é se a vaga de garagem em apartamento realmente valoriza ou não o imóvel. 


O fato é que esse tipo de diferencial já faz parte dos anúncios no mercado imobiliário, principalmente nos grandes centros urbanos, sendo usado como uma estratégia poderosa para atrair mais clientes e aumentar as possibilidades de uma venda mais rápida. Mas você sabe quais as razões para investir em um imóvel que disponibiliza vaga na garagem ser um bom negócio? 


Para falar mais sobre o assunto e explicar o motivo de valorização de imóveis que têm vaga na garagem, a Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o tema, além das vantagens de investir em um imóvel com vaga. Para mais informações e no caso de você estar à procura de um imóvel para comprar ou se deseja vender um, entre em contato com um dos nossos corretores pelo nosso site ou pelas redes sociais! Estamos sempre à disposição, vamos realizar esse sonho juntos!


Por que ter vaga na garagem ajuda a valorizar o imóvel?


Antes de falarmos sobre os motivos do porquê ter vaga na garagem ajuda a valorizar o imóvel, é importante analisarmos o contexto do morador dos grandes centros urbanos, onde se concentra o forte mercado imobiliário do país. Cidades maiores, com um número maior de habitantes tendem a, naturalmente, elevar a necessidade dos moradores contarem com um veículo para se deslocar diariamente. 


Com isso, naturalmente os habitantes precisarão de um lugar para guardar seus carros, não somente por uma questão de conservação, mas também de segurança, visto que a violência e o número de roubos de automóveis não costumam ser pequenos em boa parte dos grandes centros do país, infelizmente. É dessa maneira que as vagas de garagem entram em cena como uma grande ajuda. 


Dessa forma, fica fácil perceber que boa parte das pessoas que procuram por um imóvel está disposta a pagar um pouco mais por um apartamento com vaga na garagem. Esse é um diferencial que valoriza e muito qualquer imóvel, levando em consideração que traz mais comodidade, praticidade e segurança para seus moradores, que não precisarão deixar seus carros expostos na rua. 


De acordo com cada cidade, consultores imobiliários estimam que uma vaga a mais de garagem pode elevar em até 10% ou 15% o preço final da propriedade. Até mesmo a disponibilidade de um espaço para que as visitas estacionem seus automóveis também se mostra uma vantagem para a valorização do preço. 


Vantagens de investir em um imóvel com vaga na garagem


1. Valorização do imóvel


Como mostramos acima, não é muito difícil de entender porque um imóvel se valoriza quando tem garagem. Muitas pessoas estão até dispostas a pagar um pouco mais por um imóvel se ele conta com um espaço seguro onde os moradores possam guardar seu veículo. As razões para isso são claras: além da segurança, os moradores também podem deixar seus veículos perto de casa sem precisar andar muito para chegar até eles, além da possibilidade de disponibilizar um espaço para acomodar veículos de visitas.


2. Possibilidade de renda extra


Em imóveis que oferecem mais de uma vaga, ou até no caso daqueles que não, é possível, ainda, fazer da sua vaga uma fonte de renda extra. Hoje em dia, muitas famílias já possuem mais de um veículo, assim, você pode locar sua vaga, especialmente quando você não estiver em casa, para algum vizinho que esteja precisando. No entanto, fique atento, pois isso só pode acontecer em casos que houver uma convenção do condomínio que permita esse tipo de atividade. Por isso, antes de mais nada, procure se informar


3. Segurança e proteção do veículo


Outro aspecto importante que já pontuamos aqui é a segurança que uma vaga de garagem oferece. Em muitas cidades, a incidência do roubo de automóveis tem acontecido cada vez mais. Com isso, outra vantagem de adquirir um imóvel com vaga na garagem é ter um local disponível e seguro para guardar seu carro. Além disso, veículos que ficam estacionados a céu aberto costumam sofrer desgaste acelerado por conta das condições climáticas, seja excesso de sol ou de chuva, o que pode acabar em uma grande depredação. Por isso, o espaço fechado da garagem vai ser um grande aliado. 


4. Melhor mobilidade no dia a dia


Um grande incômodo frequente do dia a dia para quem mora em um imóvel sem garagem é a inconveniência de ter que se deslocar até o veículo para sair de casa. Principalmente para quem tem uma rotina corrida, ter o carro por perto é sempre sinônimo de tranquilidade. Além disso, não dispor de vaga na garagem pode significar estacionar ter que estacionar o carro ainda mais longe do prédio na chegada do trabalho, o que pode ser um grande inconveniente, especialmente em dia de chuva. 


Tipo de vagas de garagem


Vagas indeterminadas


Para quem não conhece como funciona, existem diferentes tipos de vagas de garagem para apartamentos. As indeterminadas, por exemplo, são as mais comuns e se tratam daquelas que não têm lugar fixo onde o morador deve estacionar, ou seja, a prioridade é sempre de quem chegar primeiro e parar seu carro. Esse modelo é mais recomendado quando não há muito espaço na garagem.


Vagas determinadas


Já no caso dos prédios que contam com vagas de garagem determinadas, até mesmo o aluguel de um lugar na garagem pode ser facilitado por conta da distribuição dos espaços ser fixa, sendo registrado na própria escritura do imóvel. Dessa maneira, os proprietários podem, inclusive, gerar contratos para locação de vagas, sempre de acordo com o regimento interno da convenção do condomínio. 


Gostou do nosso conteúdo? Entendeu a importância de um imóvel ter vaga na garagem para sua valorização e até mesmo para seus moradores? Se você está procurando um imóvel, com ou sem vaga na garagem, não deixe de entrar em contato conosco
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade