Plantas para apartamento: descubra os tipos que melhor se adaptam a esse ambiente

Não faltam motivos para pensar em “adotar” plantas para o seu apartamento: além de ser um item muito importante para a decoração do ambiente, as plantas também trazem inúmeros benefícios mentais e físicos. Elas vão funcionar como verdadeiras peneiras da poluição de espaços mais fechados, além de ajudar a reduzir o estresse e amenizar a temperatura interna. Levar um pouco de natureza para dentro do seu apartamento, através das plantas, só trará benefícios. 


Porém, é preciso ter muita atenção e fazer algumas pesquisas antes de escolher as plantas que você quer colocar dentro do seu apartamento. Ambientes fechados e sem luz solar direta, por exemplo, podem prejudicar a qualidade de vida das plantas. Por isso é fundamental que uma pesquisa seja feita, para que você conheça as necessidades de algumas plantas e avaliar quais são os tipos que se adaptam mais facilmente ao ambiente. 


Independentemente do tamanho do seu apartamento, saiba que esse não será um problema caso você queira usar plantas, flores e folhagens em qualquer cômodo. Hoje elas já são usadas na decoração de todos os cômodos de um apartamento, podendo até estar no banheiro. Uma tendência muito forte atualmente é o uso de cactos e suculentas na mesa do home office. E quando você menos esperar, seu apartamento já vai ter se tornado uma floresta urbana, o que não é ruim, afinal, é um dos estilos que estão mais em alta.


Para te ajudar a escolher os tipos de plantas para o seu apartamento, a Nova Época Imóveis trouxe esse post listando as plantas que melhor se adaptam a um espaço mais fechado, além de algumas dicas para você se preparar e preparar o ambiente para a chegada das plantinhas. E se você está procurando por mais dicas de decoração, não deixe de conferir nosso blog, ele está cheio de dicas e inspirações para te ajudar a deixar seu apartamento do seu jeitinho!


Quais as vantagens de ter plantas no apartamento?


1. Purificam o ar e melhoram a saúde


As vantagens de investir em plantas como decoração do seu apartamento vai muito além de embelezar os ambientes. Elas também são uma excelente opção para ajudar a melhorar a saúde dos moradores do apartamento, principalmente por conta da sua capacidade de filtrar os poluentes. Dependendo do tipo de planta, algumas são capazes de absorver as partículas com mais eficiência, porém, geralmente todas as espécies ajudam a melhorar a qualidade do ar dos ambientes.


2. Ajudam a dar mais cor à decoração


Você já percebeu como as plantas, flores e folhagens ajudam a dar mais vida a um apartamento? Um ambiente sem planta é um ambiente sem vida. Logo, adotar plantas no seu apartamento vai ajudar a trazer mais vida e um toque na medida certa de cor que todos os espaços e cômodos merecem. Mesclar o uso de plantas floridas e de plantas sem flores, como uma orquídea ou uma palmeirinha, por exemplo, é fundamental para uma decoração ainda mais bonita.


3. Maior contato com a natureza


Outra vantagem de ter plantas em casa é o fato de que cuidar de plantas vai te ajudar a se tornar ainda mais ligado à natureza quando, geralmente, nas grandes cidades não é possível ter esse contato direto com muito verde. Por isso, inserir plantas no seu apartamento é uma experiência sensacional. Além disso, você também pode aproveitar isso para criar um plantscaping, técnica de paisagismo interna que consiste em integrar a vegetação a ambientes urbanos, em casa.


4. Contribuem para melhorar a sensação de bem-estar


As plantas também vão ajudar os moradores do apartamento a ficarem mais calmas e otimistas, o que contribui para uma sensação de bem-estar. Além disso, as plantas também ajudam a reduzir a pressão sanguínea graças à sua natureza de aliviar o estresse, o que ajuda a melhorar muito a qualidade de vida das pessoas.


5. Ajudam a melhorar o sono


Acredite, as plantas vão ajudar muito a melhorar as suas noites de sono. Algumas espécies, como as gérberas e as margaridas, liberam oxigênio à noite, o que é uma grande vantagem. Logo, ao colocar essas plantas próximas à sua cama no seu apartamento, você vai ter oxigênio extra, o que vai ajudar a proporcionar um sono bem mais leve e tranquilo.


6. São uma boa distração para o dia a dia


Você sabia que cuidar de plantas e flores pode ser uma excelente terapia? Isso porque esse tipo de atividade ajuda a acalmar, aliviar a ansiedade e pode se tornar um hobby muito interessante, afinal, no dia a dia estamos tão acostumados à correria que perdemos muitas oportunidades de vivenciar mais contato com a natureza, o que é muito benéfico para nossa saúde. Nesse sentido, os cuidados diários como regá-las e trocar a terra, além de sentir o cheiro da terra molhada no processo, nos ajudam a relaxar no cotidiano. 


Melhores espécies de plantas para apartamentos


1. Samambaia


Você deve conhecer essa planta pelo menos de nome, mas sabia que não existe apenas um tipo de Samambaia? Ao contrário do que muitos pensam, essa planta é dividida em 8 tipos, tendo, cada um deles, seus critérios:

 

  • Mini Samambaia: essa planta é ideal para apartamentos por conta do seu tamanho menor. Porém, ela precisa de luz para crescer forte e linda, por isso, leve isso em consideração;
  • Samambaia Amazonas: essa espécie fica perfeita quando colocada em locais altos na sala de estar ou na cozinha, por exemplo, deixando que suas folhagens caiam livres;
  • Samambaia Americana e Samambaia Argentina: já essas espécies não são as maiores fãs de luz solar, podendo ser expostas em lugares com menos luz sem problema;
  • Samambaia Renda Francesa: essa planta tem como uma das principais características sua delicadeza, sendo perfeitas para arranjos de mesa.

 

2. Lança de São Jorge


Essa é uma das espécies de plantas mais recomendadas para cultivo dentro de apartamentos. Isso porque, além de ser uma planta bem fácil de cuidar, ela não demanda quase nada de adubação e poucas regas por dia. A Lança de São Jorge se desenvolve perfeitamente em ambientes de baixa luminosidade, sendo a opção perfeita para aquele canto da sala sem luz ou para decorar banheiros. 


3. Costela de Adão


A beleza estonteante da Costela de Adão já virou estampa até para artigos de moda e de decoração. Suas largas e grandiosas folhas, que tem o visual muito parecido com uma costela verde, daí o nome, formam um buquê natural de impressionante beleza e destaque dentro de um apartamento. 


Para mantê-la linda e saudável, não é preciso muita luz, um solo fresco basta, por isso, essa planta vai bem na entrada do apartamento e até mesmo nos quartos ou ambientes sem muita luz. Porém, é preciso trocar seu vaso anualmente, pois ela gosta de ter um bom espaço para continuar a crescer, e uma rega de 2 ou 3 vezes na semana. 


4. Suculentas


Pequenas e com grande potencial, as suculentas são as espécies de plantas para apartamento preferidas pelos amantes do verde. Isso porque são da família dos cactos, conhecidos por suportar grandes temperaturas com pouca água. Essas também são as condições preferidas das pequenas Suculentas, o que torna o cuidado com essa plantinha prático para o dia a dia. Elas podem ser encontradas em vários formatos e tamanhos, cores, espécies e aspectos, saindo na frente das outras quando o assunto é sobrevivência. 


5. Mini Cacto


Como dissemos lá no começo do post, uma grande tendência nos dias de hoje é a adoção de cactos no home office. Isso porque são plantas que não demandam muitos cuidados, além de não precisar de luz para se desenvolverem, se adaptando facilmente a ambientes mais fechados. É fundamental ter muita atenção com essa espécie de planta, pois ela não deve ser exposta à luz direta do sol. Ela deve ser regada sempre que a terra estiver seca, o que costuma acontecer uma vez por semana.


6. Jiboia


Assim como a Costela de Adão, a Jiboia também já virou um grande fenômeno quando a questão é usar plantas na decoração. Uma característica que elas compartilham é que ambas são tóxicas para os animais, por isso, é importante mantê-las longe dos pets, preferindo outros tipos de plantas. Essa planta é ótima para qualquer ambiente, podendo crescer como uma trepadeira, te dando liberdade para usar sua criatividade e decorar a casa de formas diferentes. 


Se posicionada sob a luz solar, a Jiboia pode crescer sem fim, mas também aceita e se adapta bem a ambientes de sombra, no entanto, não vai crescer tanto. 

 


7. Palmeira-Ráfia


Queridinha de quem é fã de um estilo mais rústico de decoração, a Palmeira-Ráfia precisa ficar posicionada perto de janelas e de portas, precisando ter um solo com boa capacidade de drenagem e, dependendo do tamanho do seu vaso, precisa ser regada uma ou duas vezes na semana. Essas plantas trazem aos ambientes internos bastante tropicalidade. 


E você, pensa em adotar plantas no seu apartamento? Gostou das nossas dicas? Antes de decidir quais plantas escolher, não esqueça que a pesquisa será fundamental para a qualidade de vida delas! E para mais dicas de decoração verde, não deixe de conferir nosso blog
 

 

 

Escrever Mariana Carvalho