Open house: saiba como organizar uma festa para inaugurar sua casa nova

A conquista da casa própria ou a compra de um novo imóvel são processos cansativos, que demandam muita dedicação, tempo e esforço. Por isso, quando você finalmente encontra o lugar ideal, que se encaixa nos seus padrões, e depois de conseguir decorá-lo e deixa-lo do jeito que você sempre sonhou, é importante aproveitar o conforto da casa nova e curtir cada cantinho.

A hora de comemorar a nova aquisição é uma das mais esperadas, além de ser o momento perfeito para reunir familiares e amigos e fazer uma pequena festa para celebrar essa conquista. Também é o momento ideal para receber e encontrar as pessoas que mais são especiais para nós, estreitando laços e ficando mais próximos uns dos outros.

Essa pequena comemoração é conhecida por um nome específico no mercado imobiliário: chamamos de open house (casa aberta em português). Esse tipo de festividade tem como objetivo abrir as portas da casa para que todos tenham a oportunidade de conhecer o projeto final, a decoração e de comemorar a conquista dos moradores.

Para te ajudar a organizar essa reunião da melhor forma, a Nova Época trouxe algumas dicas que te ajudarão a montar e a realizar essa festividade de maneira intimista e especial. E não se esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas. Nossos profissionais estão sempre à disposição para te ajudar com o que for preciso!

1. Tenha um bom planejamento

O primeiro passo para organizar um open house de sucesso é o planejamento. Para que tudo ocorra bem, é fundamental que você se planeje com antecedência para não esquecer nenhum detalhe. Antes de mais nada, faça uma lista enumerando todos os itens necessários para o evento, como comida, bebida, louças, decoração, lista de convidados, entre outros. Essa lista será importante não só para a organização, mas também para o planejamento dos custos.

Outro detalhe que deve ser verificado no planejamento é o espaço que tem sua nova casa, assim, você pode decidir quantos convidados pode receber confortavelmente. Esse ponto é muito importante, pois a ideia é conseguir apresentar a casa para todos e, para isso, você deverá fazer uma recepção adequada.

2. Pense no clima da festa

Outro passo importante do planejamento de um open house é decidir se você pretende fazer um encontro mais elaborado ou mais simples. É essencial também ter em mente o número de convidados e a duração do evento. Quando tudo estiver decidido e você souber como quer aproveitar esse momento importante com suas visitas, então, mande os convites por telefone ou pelas redes sociais.

Além disso, não deixe de se basear no clima: caso esteja quente no dia e sua nova casa tiver um espaço aberto, como uma varanda, por exemplo, fazer um churrasco ou convidar aqueles mais próximos para aproveitar ao ar livre são ótimas opções. Caso a ideia seja fazer algo à noite, então, você pode pensar em uma decoração que deixe o lugar mais confortável, como, por exemplo, velas ou um varal de luzes.

3. Invista em uma boa decoração, mas com cuidado

O conceito de fazer um open house é apresentar sua nova casa e mostrar todos os detalhes aos familiares e amigos mais próximos. Nesse caso, não é necessária uma decoração muito elaborada, pois isso pode acabar descaracterizando seu novo lar e impossibilitar que seus convidados vejam os ambientes como eles realmente são. Porém, existem alguns elementos decorativos que podem ajudar a trazer um charme especial para o ambiente sem carregá-lo ou distorcê-lo.

Apostar em uma iluminação diferente, em pequenos vasos de flores espalhados pela casa, em especial nas coloridas que vão ajudar a dar mais vida ao ambiente, ou em velas, que podem ajudar a criar um clima mais intimista, são opções de decoração ideais para um open house, assim, seus convidados têm uma visão mais realista da sua nova casa.

4. Ofereça um cardápio prático

Outro item importante em um open house é o cardápio que você irá oferecer para seus convidados. Para esse tipo de evento existem várias opções, porém é importante não perder a praticidade e optar pelo mais simples, ou seja, por alternativas mais fáceis de preparar. Isso reduzirá seu trabalho e permitirá que você passe mais tempo com seus convidados, se preocupando menos com a organização durante o evento.

Entre as várias alternativas, uma das mais recomendadas é a chamada “finger food”, ou seja, as pequenas porções que são fáceis para comer com as mãos ou para serem servidas em pequenos potinhos. Além disso, essa é uma ótima opção tanto para quem deseja fazer um cardápio mais informal quanto para quem deseja algo mais formal.

5. Pense nas crianças

Esse é um momento importante que deve ser compartilhado com familiares e amigos e, por conta disso, a presença de crianças é inevitável e pode ser até mesmo frequente. Nesse cenário, o ideal é que você adote pequenos cuidados para manter a criançada entretida, como um cantinho somente para elas, com entretenimento para a idade, por exemplo.

Ainda é importante e recomendável que elas fiquem à vista dos pais além de terem um cardápio próprio, adaptado para o paladar infantil, com comidas mais simples como frutas e gelatina, além de adaptar também as bebidas e adicionar ao menu sucos naturais.

6. Faça uma boa playlist e deixe a música tocando em volume baixo

Uma boa festa merece ter músicas boas e animadas, podendo variar de acordo com os seus gostos e dos seus convidados. Por isso, não deixe para última hora e monte uma playlist que traga para o evento o clima que você quer construir, seja ele qual for. Reunir músicas mais tranquilas, que sirvam apenas para ambientar a comemoração, e que agradem a todos os gostos, construindo atmosferas diferentes, são pontos que você deve investir.

Porém tome muito cuidado com a música! Uma comemoração em casa não é um evento que pede por música alta, pois isso pode dificultar a conversa entre os convidados e tornar o ambiente pesado e desagradável. Busque sempre deixar a música com volume mais baixo, assim, ela contribuirá para o clima de alegria e diversão.

Como você pode observar, fazer um open house não e tão difícil quanto parece. Basta ter organização e planejamento, assim, o evento acontece do jeito que você espera. A Nova Época espera poder te ajudar com essas dicas quando você for oferecer seu evento.