O que fazer para identificar e resolver um vazamento de água em um imóvel

Ninguém gosta de olhar para uma parede ou para o teto e dar de cara com uma mancha, com a pintura descascando e com sinais de desgaste. É importante identificar e solucionar um vazamento de água o mais rápido possível, mas isso às vezes pode ser um transtorno e pode trazer muitos aborrecimentos.

O vazamento entre apartamentos ocorre com mais frequência do que você pode imaginar. Além disso, em alguns casos o vazamento fica mais visível e é mais fácil de identifica-lo, como quando os revestimentos começam a se desprender da parede e as manchas de mofo começam a aparecer. Porém, nem sempre é assim.

Acontecem também casos em que os sinais de vazamento são “invisíveis”, ou seja, não deixam nenhum sinal aparente, dificultando que os moradores o percebam. Independente de qual caso aconteça, é sempre importante que você tenha a ajuda de um profissional para identificar a origem do problema e o que precisa ser feito para solucioná-lo.

A Nova Época trouxe esse post para explicar melhor como identificar um vazamento de água de maneira rápida, o que provoca esse problema e como solucioná-lo, além de apontar os tipos de vazamentos que existem. Não se esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas!

Como posso identificar um vazamento de água?

É importante saber que cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente. Porém, no geral, é o próprio morador que pode identificar um vazamento (através de manchas, quando elas surgem) ou pode contratar um técnico especializado para descobrir a raiz do problema, mesmo se não tiver sinais visíveis.

Quando a origem do problema é mais difícil e identificar, pode tornar todo o processo um pouco mais complicado. Mas ainda assim existem formas de identificar índices de possível vazamento e aqui nós vamos enumerar os principais.

1. Aumento no preço da conta de água

Uma das melhores e mais rápidas formas de identificar um vazamento de água é através do aumento do valor da conta de água. Esse é um sinal claro de que tem um vazamento de água no imóvel, por isso, fique atento ao consumo mensal e se o valor vai subir consideravelmente de forma abrupta sem qualquer explicação.

2. Avaliação técnica

Caso você desconfie, ou até mesmo tenha certeza, de que existe um vazamento de água na sua casa, mas não é capaz de identifica-lo por conta própria, o ideal é que você contate um profissional especialista no assunto. Ele vai fazer as avaliações necessárias e oferecer um diagnóstico preciso, dizendo se existe mesmo um problema e o que fazer para solucioná-lo.

3. Movimentação da água do vaso

Um teste simples para identificar se há um vazamento é colocar um pouco de borra de café no vaso sanitário. Deixe ali e depois de um tempo verifique se houve alguma mudança. A borra deverá estar no mesmo lugar que você a jogou e, caso isso não aconteça, é um sinal claro de que existe algum movimento da água, o que indica vazamento.

4. Alteração no hodômetro mesmo sem uso

Outro teste muito simples que pode ser feito para identificar vazamento de água sem precisar da ajuda do profissional é fechando o hodômetro por um tempo (pelo tempo que você quiser) e evitar usar qualquer equipamento que aumente o gasto de água, como torneiras ou descarga, durante esse tempo. Não deixe de registrar o consumo do hodômetro e, depois desse período, verifique novamente o hodômetro e veja qual consumo registrado. Caso o número não seja o mesmo de antes, é um sinal claro de que existe um vazamento.

O que fazer depois de identificar o vazamento?

A primeira coisa que se deve fazer depois de identificar um vazamento, em um contexto geral, é informar a situação ao síndico para que ele possa programar e realizar as medidas necessárias para solucionar o problema. A primeira medida que deve ser tomada, e fique atento a isso, é a contratação de um profissional ou empresa especializada em questões hidráulicas, que vai identificar a origem do problema e suas possíveis causas, para solucioná-lo.

Lembre-se: caso seu imóvel tenha passado por uma reforma recentemente, é necessário contatar a empresa responsável pelo serviço para auxiliar na identificação e confirmar se a causadora do problema foi a reforma.

É no momento que o profissional é contatado que começa a identificação e distribuição das responsabilidades quanto às ações para que o reparo seja feito da melhor forma possível. É importante que você tente resolver o problema da forma mais amigável possível para evitar desgastes com vizinhos e a administração do condomínio.

Além disso, é essencial que o vazamento seja solucionado com rapidez para evitar transtornos e danos ainda maiores para os moradores envolvidos. Quanto mais rápido você contatar o profissional e ele identificar e eliminar o problema, menores vão ser as consequências do problema e seus prejuízos para os proprietários.

Com essas dicas, a Nova Época espera ter te ajudado a entender como identificar um vazamento de forma rápida e precisa, além de ter te ajudado a entender o que fazer uma vez que esse vazamento foi identificado. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato conosco! Estamos sempre à disposição para te ajudar.