Incidência solar: descubra como saber a posição solar de um imóvel

17/05/2022min de leitura

Comprar um imóvel próprio, principalmente no caso do primeiro, é um grande e animador passo na vida de qualquer um. Porém, na hora de escolher o novo imóvel, além dos fatores externos, que ajudam a valorizar a propriedade, há outro elemento muito importante que muitas pessoas deixam passar despercebido: a incidência da luz solar no espaço. Mas afinal, como saber a posição solar de um imóvel?


A boa localização e as comodidades são elementos muito importantes no processo de escolha de um novo imóvel, seja ele uma casa ou apartamento, porém não são os únicos que devem ser observados. Cada vez mais pessoas estão prestando atenção na incidência de luz solar nos imóveis, pois a iluminação natural é fundamental para a qualidade de vida dos moradores, o que inclui a saúde física e mental.


Pode parecer que observar a posição do apartamento ou da casa em relação à luz do sol é um exagero, à primeira vista, mas faz toda a diferença, pois um imóvel iluminado com luz natural pode trazer inúmeros benefícios. No entanto, é importante também prestar atenção em quanta luz solar o imóvel recebe, afinal, iluminação em excesso pode tornar o ambiente quente demais. 


A pergunta é como saber a posição solar de um imóvel? Afinal, é possível saber a quantidade de horas de sol que um imóvel recebe em cada ambiente? Para tirar suas dúvidas, a Nova Época Imóveis fez esse post para explicar o que você deve observar durante a busca do seu próximo lar, além de dar algumas dicas de como você pode aproveitar melhor a luz natural em qualquer imóvel! 


Procure saber se o apartamento é nascente ou poente 


Observar a incidência de luz natural em um imóvel é essencial não só para morar nele, mas também para sua valorização. Mas, na hora de visitar o imóvel, como é possível saber a quantidade de luz que ele recebe? Como saber se o apartamento é nascente ou poente? A posição dos imóveis é classificada por faces: existe o apartamento face leste e o apartamento face sul. 


Para saber a classificação de um imóvel de acordo com a luz solar, é preciso saber onde o sol nasce, que é sempre no leste, e se põe sempre a oeste. Por isso, ao visitar um imóvel, uma boa dica é usar um aplicativo de bússola para descobrir onde fica o norte, sul, leste e oeste, em relação ao imóvel. Dessa forma, independente da hora do dia que você visita o imóvel, você tem a confirmação de quanta luz natural o espaço recebe por dia. 


Com o leste e o oeste identificados, é possível descobrir se o apartamento é nascente ou poente. Um apartamento é nascente quando ele recebe a luz do sol logo quando ele nasce. Esse tipo de apartamento costuma receber pelo menos 4 horas de luz solar por dia. Caso o sol entre à tarde nos ambientes, ele é considerado poente. Uma desvantagem desse tipo de apartamento é que os quartos recebem sol à tarde, o que deixa o ambiente quente demais na hora de dormir.


Caso o apartamento tenha face para o norte, o sol bate mais intensamente e deve aparecer em alguns cômodos laterais pela manhã ou pela tarde. Nesses imóveis o calor pode ser maior, porém, a conta de energia elétrica tende a ser menor, já que você aproveita mais luz natural. Já aqueles imóveis de face para o sul costumam ser mais frescos e menos claros. 


Por que é importante escolher um imóvel bem posicionado em relação ao sol?


Apartamentos bem iluminados costumam ser mais valorizados do que aqueles escuros e com pouca ventilação. Além disso, a incidência de luz natural também ajuda a contribuir para gerar mais conforto e economia para sua família, afinal, como já vimos, um imóvel bem iluminado é sinônimo de gastos reduzidos com energia elétrica. 


Outra vantagem dos apartamentos com maior incidência de luz natural é que eles costumam ser menos úmidos, consequentemente, é menos provável que fungos e ácaros apareçam no ambiente, ou seja, a posição solar do apartamento também vai influenciar na saúde dos seus moradores. Um edifício mal iluminado pode trazer consequências negativas para seus moradores, pois a umidade também é inimiga conhecida da construção civil, gerando desgastes na estrutura e gastos extras na manutenção das propriedades. 


Como podemos perceber, economia, conforto e saúde são alguns dos fatores que fazem os imóveis bem posicionados em relação à luz do sol mais valorizados no mercado. Sendo assim, caso você esteja pensando em comprar um novo imóvel, especialmente se esse for o seu primeiro imóvel próprio, é importante que você saiba que o valor do imóvel bem iluminado, a longo prazo, será naturalmente mais alto quando comparado aos de menor iluminação. 


Qual a melhor posição solar para apartamentos?


Agora que sabemos como avaliar um imóvel de acordo com sua posição com relação ao sol e a importância de levar isso em consideração, é a hora de entender qual a melhor posição solar para apartamentos. Para responder essa questão, é fundamental analisar as coordenadas do nascer e do pôr do sol. Como sabemos, ele nasce no leste, portanto, essa face do imóvel terá maior incidência de luz durante a parte da manhã, enquanto a face oeste vai receber mais sol no período da tarde. 


Com essas informações, é fácil compreendermos porque os imóveis mais valorizados são aqueles que recebem o sol logo no período da manhã, pois as temperaturas nele são mais amenas e os raios solares menos nocivos para a pele. Porém, tenha atenção, pois, como dito acima, imóveis que recebem muita luz natural não são ideais. O equilíbrio é o ideal nesse caso.


Ao avaliar um imóvel, a posição dos cômodos também é essencial na hora de escolher o lugar certo. Salas e quartos, por exemplo, são ambientes da casa onde as pessoas costumam passar a maior parte do tempo, por isso, devem receber mais luz natural. E para que esses espaços possam receber mais luz natural, é fundamental que estejam voltados para o norte ou o leste. Diferente da cozinha, que é um ambiente que exige menos raios solares, pois eles podem prejudicar aparelhos domésticos quando muito fortes.


Aprender como saber a posição solar de um imóvel é essencial para quem está procurando um novo lugar para morar, por isso, não deixe de conferir esse fator na hora de avaliar, visitar e escolher um imóvel! Em caso de dúvidas ou se você está à procura de um novo lar, não deixe de falar com um dos nossos corretores! Nossa equipe está aqui para te ajudar com o que for necessário. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":