Imóvel de luxo x imóvel de alto padrão: descubra as diferenças

Existe uma frase que afirma que “tudo que é luxo sempre é alto padrão, mas nem todo alto padrão é luxo.” Afinal, você sabe qual a diferença? Quando o assunto são imóveis, a localização e os serviços que ajudam a agregar conforto, valor e versatilidade para a vida dos moradores, como área de lazer, automação, spa, entre outros, são alguns diferenciais importantes nessa classificação. 


Ainda que os detalhes que diferenciam esses dois tipos de imóveis não pareçam muito expressivos, para quem deseja adquirir um destes, entender as diferenças será importante, principalmente porque seus estilos são definidos pela personalidade do consumidor. Por conta disso, é importante considerar o que diferencia esses dois tipos de imóveis na hora de escolher entre eles. 


No caso de um consumidor com alto poder aquisitivo, suas decisões não costumam ser influenciadas por fatores econômicos, mas sim pela busca por produtos diferenciados e exclusivos, priorizando a sofisticação e o conforto. Mesmo assim, é prioridade saber diferenciar os tipos de imóveis para não se arrepender depois da compra. Quer entender melhor sobre a diferença entre imóveis de luxo e de alto padrão? Então chegou ao lugar certo!


A Nova Época Imóveis preparou esse post para te mostrar como diferenciar um imóvel de luxo de um imóvel de alto padrão e para que você saiba identificar cada um, assim, você pode fazer a escolha que quiser entre ambos de maneira mais rápida e segura. Não deixe de nos acompanhar aqui no blog, em nossas redes sociais e no nosso site para conhecer mais sobre o mercado imobiliário, suas transações e os imóveis que temos disponíveis para compra! 


O que caracteriza um imóvel de luxo?


Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre como é cada um desses tipos de imóveis, assim, fica mais claro falar sobre suas diferenças. Marcas de luxo são diferentes de segmentos, ou seja, não importa se o setor é moda, hotelaria, alimentação, moradia, entre outros, seus compradores vão investir um proporcional que causa grande diferença. 


O valor dos produtos está agregado às sensações que o mesmo passa, por isso, este imóvel precisa contar com itens extravagantes. Resumindo, o luxo é tudo aquilo que está ligado ao sensorial, ao conceito, e tem o seu preço conforme a experiência que passa para o consumidor. Imóveis de luxo são exclusivos, ou seja, são compostos pelas tendências de mercado e sofrem grande influência externa. Além disso, ainda possuem relações com a tecnologia de diversas formas.


Com isso, podemos dizer que um imóvel de luxo é aquele que independe do seu custo, tem como prioridade oferecer a seus moradores sensações e sentimentos que eles só poderão ser encontrados neste tipo de ambiente. Uma grande diferença entre este imóvel e o de alto padrão é que seu valor não está atrelado ao local onde ele se localiza, por mais que sejam comumente encontrados em áreas nobres. 


O que caracteriza um imóvel de alto padrão?


Aqui já vamos poder apontar algumas diferenças do imóvel de alto padrão para o de luxo. Diferente do citado acima, o imóvel de alto padrão se concentra em materiais mais delicados, que provavelmente foram feitos a mão. Cada item que compõe os ambientes dessa propriedade foi pensado de forma linear, entregando uma grande sinergia, junto a uma forte ideia.


Outra diferença é que o de alto padrão não é definido somente pelo seu alto custo. Para ser um imóvel deste tipo, é necessário contar com diversas características que precisam ser consideradas para ser possível classificar a propriedade como tal. Os espaços destes imóveis costumam ser grandes, divididos de maneira inteligente, mesmo que muitas vezes não convencional. Além disso, é possível encontrar diversos modelos de propriedades deste tipo, permitindo o uso da criatividade tanto na hora de comprar quanto na hora de decorar.


Outra característica que determina o alto padrão é sua localização privilegiada, uma vez que a região agrega muito valor a qualquer tipo de propriedade, podendo fazer o preço aumentar ou diminuir. No caso do alto padrão, o local deve estar inserido em uma área nobre da cidade, tendo acesso a centros comerciais voltados para este público, uma bela vista, tranquilidade e ser cercado de empreendimentos poderosos. 


Afinal, qual a melhor opção?


Como podemos observar, as diferenças entre um imóvel de luxo e um de alto padrão podem não ser muitas, porém elas são grandes o suficiente para mudar completamente o tipo de experiência em cada um deles. Enquanto um imóvel de luxo é mais moderno, tecnológico e conta com um visual único, o imóvel de alto padrão tem sempre uma localização privilegiada, é muito espaçoso e conta com uma estética mais delicada.


Com essas informações e baseado nas suas necessidades, preferências e estilo de vida, você pode compreender qual dos dois tipos de imóveis é o mais ideal para a sua situação antes mesmo de começar a procurar por um lugar. Isso ajuda a facilitar e muito sua jornada de procura. No entanto, não tem uma receita pronta para a escolha perfeita, isso vai sempre depender de você, do seu gosto e das suas necessidades.


A Nova Época Imóveis espera que esse post tenha te ensinado quais as diferenças entre um imóvel de luxo e um de alto padrão, te ajudado a entender qual o mais adequado para você e sua família! Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e em nossas redes sociais para mais dicas que vão te ajudar muito na hora da compra de um imóvel! Além disso, não deixe de conferir nosso site prime que conta com várias opções de imóveis de luxo e de alto padrão em diversas áreas do Rio! 

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade