Dicas práticas e essenciais para ter melhores resultados no Instagram imobiliário 

A Nova Época Imóveis já falou aqui no blog sobre a importância e a influência das redes sociais no mercado imobiliário. Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia e com a presença cada vez mais forte da internet no mercado, já se tornou normal que o consumidor procure por imóveis online. Por isso, é essencial que o profissional do mercado imobiliário invista nas redes sociais, para passar credibilidade e mostrar o portfólio com um alcance ainda maior. 


O uso das redes sociais para divulgação profissional tem se tornado uma prática cada vez mais recorrente em todos os segmentos do mercado, sendo uma das maiores tendências em diversas áreas e no competitivo mercado imobiliário não poderia ser diferente. Além de estar nas redes ser uma boa estratégia de alcance, também ajuda a impulsionar as vendas. No entanto, para usar e ter os melhores resultados, é importante saber cuidar bem das redes sociais. 


As redes sociais são ferramentas que, atualmente, nenhuma empresa pode abrir mão. Estar fora dessas plataformas limita muito o alcance das marcas e o Instagram de uma imobiliária é uma peça essencial dentro de uma boa estratégia de marketing de relacionamento. No entanto, se destacar em meio à grande quantidade de vídeos e fotos que aparecem a cada segundo nas telas dos smartphones não é tarefa tão simples. 


Pensando nisso, a Nova Época Imóveis decidiu elaborar um conteúdo com dicas que vão te ajuda a melhorar os resultados no Instagram da sua imobiliária, uma das mídias que vem ganhando mais espaço no mundo e que oferece uma série de recursos interessantes que podem se mostrar extremamente úteis na hora de apresentar características de uma propriedade, lançar uma promoção ou até mesmo estreitar o relacionamento com os clientes. Para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir os outros posts no nosso blog! 


Dicas para melhorar a performance do seu Instagram imobiliário 


1. Procure usar um perfil comercial 


Como mencionamos mais acima, o Instagram é uma mídia social que oferece uma série de recursos e ferramentas diferentes para os seus usuários se adaptarem ao que responde com os melhores resultados, dependendo das suas demandas, características e preferências. Por conta disso, um dos primeiros passos que devem ser dados depois de decidir trabalhar com a ajuda dessa rede social é optar por um perfil comercial ou de criador de conteúdo, ao invés de um pessoal.


Ao trabalhar com essa mídia, é importante ter em mente que suas postagens e interações precisam ser voltadas para o seu negócio, levando em consideração que os corretores dependem muito da credibilidade que passam para fechar mais vendas. Mas calma, não quer dizer que você não pode, em hipótese alguma, colocar fotos ou fazer Stories descontraídos, isso também é permitido e válido, mas o foco principal deve ser sua carreira 


Além disso, o perfil comercial vem com funcionalidades que o usuário comum não tem acesso, como o uso de Big Data para analisar a melhor maneira de fazer com que seus seguidores interajam com seu conteúdo, o que também ajuda a aperfeiçoar suas estratégias de marketing. Já a função shooping, também disponível em perfis comerciais, dá aos perfis de corretores a possibilidade de compartilhar produtos e fazer ações promocionais.


2. Invista na sua Bio


Após tornar seu perfil uma conta comercial ou de criador de conteúdo, o que você pode fazer nas configurações do Instagram, chegou a hora de se aprimorar para escrever a Bio, aquela breve descrição que fica logo abaixo da sua foto de perfil. Mesmo sendo breve, essa pequena descrição pode ser determinante para o sucesso ou fracasso nas suas interações, sendo até mesmo um ponto crucial na hora da decisão dos clientes de te seguirem ou não.


Por conta disso, investir em uma Bio poderosa é extremamente relevante e você deve investir um tempo nesse quesito. É importante que você se certifique de incluir seu completo ou aquele pelo qual você deva ser conhecido, afinal, é assim que as pessoas vão te reconhecer. Você pode, também, usar emojis e hashtags, além de colocar links direcionando os usuários para seu site oficial, para o WhatsApp e outros locais do seu interesse, lembrando que se manter disponível em todas as redes sociais também é importante para melhorar a experiência do cliente.


3. Entenda seu público e produza conteúdos voltados para ele


Com seu perfil comercial ou de criador de conteúdo feito e a Bio criada, é hora de você começar a pensar no conteúdo a ser publicado. É fundamental que ele seja focado no seu público-alvo, não em você ou nos seus produtos, afinal, um perfil que só publica propagandas não tem fama de ser muito atrativo. Tome cuidado nesse momento, pois um dos principais erros que os corretores e as imobiliárias costumam cometer em suas estratégias de marketing é olhar somente para os “leads quentes”, ou seja, aqueles que já estão prontos para fechar negócio, e os “leads frios” acabam descartados.


Isso é um erro, pois o consumidor percorre um longo caminho até o momento de decisão de fechar negócio. Quem não se prepara para atingir públicos em diferentes etapas da jornada de compra pode acabar perdendo muitas oportunidades de vendas futuras. Atualmente, a primeira coisa que fazemos quando queremos aprender sobre algo é pesquisar na internet e uma pessoa que sentiu a necessidade de comprar um imóvel, por exemplo, terá centenas de dúvidas na cabeça que serão tiradas com a ajuda da internet. Por isso, é importante ter o conteúdo certo na hora certa. 


O primeiro passo é determinar os objetivos que você pretende atingir com o conteúdo. Caso a prioridade seja deixar sua marca mais conhecida, seus materiais vão precisar focar em engajamento. Mas ainda assim você pode fazer ofertas de venda, o que pode se mostrar benéfico e, nesse caso, o ideal é direcionar os seguidores para seus canais de atendimento, principalmente se você tem um site próprio. Para gerar identificação por parte do público que você deseja atingir, é importante ter um bom conhecimento sobre o perfil dele, como faixa de renda, gênero, escolaridade, faixa etária e outros interesses. 


4. Invista em qualidade


Não é preciso ter um estúdio cheio de equipamentos sofisticados para fazer boas imagens e vídeos para conteúdos do Instagram, pois um dos diferenciais dessa plataforma é a facilidade na produção e na divulgação de conteúdos. No entanto, alguns recursos básicos podem ajudar muito a fazer materiais que se destacam entre a concorrência, como um bom investimento em um microfone externo, pois a maioria dos celulares conta com câmeras de alta resolução, mas os microfones nem sempre fornecem a melhor qualidade.


Por isso, um bom investimento inicial seria em um microfone de alta qualidade para conectar diretamente no seu celular. É importante lembrar que os usuários dessa plataforma toleram imagens que não estejam em uma qualidade ideal, mas dificilmente prestam atenção em um áudio ruim e, nesse caso, outra dica é evitar muito ruído ou eco na hora das gravações. A criatividade na hora de fazer vídeos para o seu público também fará toda a diferença. 


Procure investir em uma boa história, mesmo com vídeos curtos, suas mensagens devem ter um começo, meio e fim, além de ter uma mensagem objetiva e clara. A variedade na hora das postagens também é fundamental, por isso, vá além das apresentações de imóveis. Caso você atenda em bairros específicos, por exemplo, procure investir em um passeio de carro ou a pé pela vizinhança para divulgar seu trabalho ou se você é um corretor especialista, tente fazer conteúdos mais voltados para o seu nicho.


5. Procure manter um cronograma


Assim como em qualquer outro perfil comercial ou de criador de conteúdo, no Instagram imobiliário fazer publicações sem um cronograma de conteúdo consistente é um erro. A frequência das postagens vai depender de uma série de fatores, como seus objetivos, sua disponibilidade no momento, o número de seguidores, o surgimento de novos produtos que devem ser anunciados, entre outros fatores. Porém, não é recomendado publicar quando bem entender, pois é importante manter uma constância e consistência.


É importante que você acostume seu público a ver novidades na sua conta e isso pode ser feito de diferentes maneiras. Uma boa dica para testar isso é começar postando uma publicação por dia, por exemplo, ou postando dia sim e dia não, e assim por diante. Além disso, é importante não se esquecer da importância dos Stories, que devem ser alimentados constantemente, afinal, são uma ótima forma de interação com os clientes. 


O Stories é o local perfeito para compartilhar suas experiências diárias, exibindo um pouco dos bastidores da profissão, momentos divertidos e reações de clientes. Mas lembre-se: evite ser excessivamente promocional e procure fazer com que as pessoas se envolvam com você.


6. Use em conjunto com outros canais


Por último, mas não menos importante, nossa dica é que você procure usar o Instagram em conjunto com outros canais de distribuição de conteúdo para fortalecer suas ações. Seja com um site, um canal no YouTube ou um perfil em outra rede social, é importante para sua estratégia fazer esses vários pontos de contato trabalharem de forma harmoniosa e correlacionada. Quando cada ponto faz referência a outros e existe uma coerência entre os conteúdos gerados, eles crescem em conjunto, o que só aumenta o seu alcance. 


No entanto, é fundamental que você tenha certeza que conseguirá manter todos esses canais ativos. Paciência e constância são palavras de ordem quando o assunto é marketing digital. Essa ideia é ainda mais forte quando falamos de tráfego orgânico, ou seja, aquele que não depende de anúncios. Dentro dessa estratégia o resultado pode até demorar um pouco mais a aparecer, mas quando acontece, ajuda muito a reduzir seus custos de anúncios.


A Nova Época Imóveis espera que você tenha entendido como usar as redes sociais a seu favor no mercado imobiliário e que esse conteúdo te ajude na hora de investir nas suas estratégias de marketing e no alcance de mais clientes. E lembre-se: no nosso blog temos muitos outros posts com dicas e informações sobre o mercado imobiliário que podem te ajudar a crescer nesse setor! Não deixe também de conferir nosso Instagram e Facebook para ficar por dentro de todos os nossos lançamentos e ofertas!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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