Dicas infalíveis para você finalmente vender aquele imóvel antigo 

É verdade que construções antigas costumam sofrer certo preconceito, principalmente dependendo do estado de conservação do imóvel e das circunstâncias que envolvem a transação a ser trabalhada. Porém, características que muitas vezes você só encontra em imóveis antigos, como maior espaço e melhor localização, podem ajudar na sua venda. Por isso, para vender uma construção antiga, é essencial que você entenda as qualidades desses imóveis, para que o processo de venda seja mais rápido e, de fato, concretizado. 


Você está tendo dificuldades em vender seu apartamento e desconfia que pode ter alguma coisa a ver com o fato de ser uma construção mais antiga? Mas não precisa se preocupar, a idade do seu apartamento não é um problema e não vai afetar diretamente na sua venda, pelo contrário: imóveis antigos costumam ter muitas qualidades que você não encontra em empreendimentos novos, o que ajuda a gerar ótimas oportunidades de negócio para todos os envolvidos.


Se você é um corretor ou está tentando vender seu apartamento antigo, esse post é para você! A Nova Época Imóveis veio te ajudar a entender quais os maiores desafios na hora de vencer seu antigo apartamento, além de avaliar se vale a pena investir em reformas para sua venda. Vamos, ainda, dar dicas importantes de como valorizar as qualidades desse apartamento, o que pode te ajudar a torná-lo mais atrativo para potenciais compradores, acelerando sua venda com boas ofertas. 


E lembre-se: para mais dicas sobre como vender e comprar imóveis, sobre o mercado imobiliário, decoração e turismo, não deixe de conferir nosso blog! Em caso de dúvidas, nossos corretores estão sempre à disposição para te ajudar durante todo o processo. 


Entenda as maiores dificuldades para vender um apartamento antigo


Na hora de vender um imóvel mais antigo, seja ele um apartamento ou uma casa, um dos grandes desafios é o fato de que seu estado geral demanda bastante atenção. Ao ver suas opções, os compradores geralmente se atentam à possibilidade de que sejam necessárias reformas e manutenções, sejam elas estruturais ou decorativas, para garantir que o imóvel esteja em boas condições para ser ocupado.


Outro ponto é que um apartamento localizado em um prédio antigo também pode perder seu potencial de valorização com o passar do tempo, pois, muitas vezes, os condomínios não acompanham a velocidade necessária de obras estruturais para se manter. Outra dificuldade que os vendedores de imóveis antigos enfrentam, é o preconceito de algumas pessoas para o fato de que o mesmo possui certas limitações em relação à estrutura elétrica, tubulações e outras estruturas. 


Esses detalhes, que podem parecer pequenos, de modo geral podem fazer com que o vendedor tenha que diminuir o valor pedido pelo imóvel para conseguir atrair potenciais compradores e podem fazer com que o tempo para vender a propriedade aumente consideravelmente. 


Vale a pena investir em reformas para vender um imóvel antigo?


Ao pensarmos no estado de um imóvel, pode ser uma ideia interessante fazer uma boa reforma ou manutenção para valorizar o espaço, no caso de você ter condições no momento de planejar a venda. Ainda que um imóvel com aparência mais antiga ou mais deteriorada saia mais barato, por vezes eventuais compradores podem achar que não vale a pena esperar para fazer reformas, nem passar pelo estresse e pelos gastos que elas exigem. 


Caso o imóvel necessite de algum ajuste inevitável, vale a pena investir nele antes de colocá-lo à venda. Isso porque atualmente falta tempo e disposição da parte do comprador final em relação à obra. Por conta disso, nos últimos anos, imóveis que não precisam de reforma são mais bem vistos no mercado. 


Reformar seu imóvel antigo com qualidade pode te ajudar muito a aumentar sua margem de lucro, afinal, valoriza bastante o espaço, o que ajuda a atrair um público mais disposto a pagar um valor que, antes da valorização, parecia caro demais. 


Qualidades que devem ser exaltadas para aquecer o anúncio do seu apartamento antigo


Como já dissemos, é essencial exaltar as qualidades certas quando o assunto é a venda de um imóvel antigo. Mas, afinal, o que podemos considerar na hora de precificar o apartamento para torná-lo mais atrativo? A Nova Época fez uma lista com algumas possibilidades que você pode ter à sua disposição:


1. Estrutura


Enaltecer as vantagens estruturais de um imóvel antigo pode não ser muito difícil, afinal, em muitos casos um imóvel antigo oferece qualidades muito à frente dos mais novos, como paredes mais resistentes e, por isso, com melhor acústica, priorizando a privacidade, espaços mais amplos, pé-direito mais alto, mais quartos, entre outras. É essencial lembrar disso ao fazer o anúncio da sua venda!


2. Manutenção


Como falamos acima, vender um imóvel sem necessidade de novas reformas pode facilitar e muito para encontrar compradores que não querem ter que reformar por conta própria. Divulgar o bom estado em que se encontra o imóvel também é essencial. E lembre-se: seja sempre honesto com relação a conservação do lugar!


3. Localização


Ainda falando sobre questões estruturais, prédios mais antigos oferecem certas vantagens, como o fato de que, mesmo se localizando em áreas nobres, oferecem espaços maiores e menos apartamentos por andar do que empreendimentos mais novos, além de ter suas unidades menos expostas aos diversos ruídos da rua. 


4. Preço vantajoso


Como falado anteriormente aqui, é normal que imóveis mais antigos tenham desconto no seu preço. Para quem não tem problema em fazer manutenções pontuais na hora de comprar, podem surgir muitas oportunidades de fazer reformas que no futuro vão valorizar muito esse apartamento, que já vinha sendo rodado. 


Dicas de como fazer um bom anúncio para vender seu imóvel

Um anúncio bem planejado e bem feito pode ajudar muito a aumentar suas chances de vender rapidamente seu imóvel por um bom preço. Para te ajudar a fazer um bom e efetivo anúncio, juntamos algumas dicas essenciais:
 

Invista em boas fotos 


As fotos são seu principal cartão de visitas, especialmente a foto principal do seu anúncio, por isso nunca esqueça de uma peça importante nesse processo: a iluminação natural. Não esqueça, também, de fotografar todo o espaço.


Dê um bom título


A menos que você vá anunciar seu imóvel pelo endereço, você pode e deve montar um título atraente que ressalte o que há de melhor nele ou na região.


Faça uma boa descrição


Fornecer informações bem detalhadas, tanto do imóvel quanto da sua localização, e oferecer, assim, um gostinho do que o imóvel tem de melhor a oferecer é um passo essencial ao fazer um anúncio.


Gostou das nossas dicas? Está tendo dificuldades em vender aquele imóvel antigo que já não te satisfaz mais? Entre em contato com um dos nossos corretores! A Nova Época está pronta para te acompanhar durante todo esse processo. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho