Dicas de reforma econômica para a cozinha: como repaginar sem quebra-quebra

12/05/2022min de leitura

Você já teve vontade de modernizar sua cozinha, mas pensou em todo o trabalho que teria e acabou desistindo antes mesmo de começar o planejamento? Ou falta orçamento para ajudar a tornar esse importante cômodo mais funcional e moderno? Se você se identifica com um desses casos, esse post pode ser a solução para os seus problemas!


Assim como um banheiro antigo e não muito apelativo aos olhos é o pesadelo de quem compra ou aluga um imóvel antigo, a cozinha também pode passar pelo mesmo problema. Os revestimentos desse cômodo costumam ser desatualizados e cheios de furos por conta dos móveis dos antigos moradores retirados, além do desgaste natural, afinal, com o passar do tempo os revestimentos vão mudando e se modernizando. 


Quando pensamos em reformar a cozinha, logo vem na cabeça a imagem das dores de cabeça que os interessados em repaginar o cômodo podem passar, como obras complicadas, paredes e pisos quebrados, entulho, móveis para montar e desmontar e todo o barulho que incomoda os vizinhos. Porém, o que muitos não sabem é que é possível atualizar as “áreas molhadas” da sua casa sem qualquer quebra-quebra. 


Para te ajudar a repaginar sua cozinha de maneira econômica e sem todo estresse de uma grande obra, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com algumas dicas que podem te ajudar na modernização desse cômodo! E para mais dicas de decoração ou de reformas práticas e econômicas, que vão ajudar a modernizar sua casa ou apartamento, não deixe de conferir nosso blog!


Esconda os azulejos com massa acrílica


Esconder os revestimentos de paredes com a ajuda de massa acrílica é um truque antigo, porém ainda muito eficaz. Dessa forma, você evita todo o quebra-quebra, além de ser uma solução rápida que permite que a parede receba tintas da cor que você deseja, lembrando que é importante usar tintas antimofo nas áreas molhadas do imóvel. Para usar esse truque é preciso se certificar de que as peças usadas estejam bem presas na parede e de que não haja infiltrações. Caso haja algum desses problemas, é importante que você os repare antes de aplicar a técnica. 


Além disso, antes de emassar, também é preciso se atentar ao material original do revestimento usado na parede. Porcelanatos e cerâmica podem ser cobertos, porém, materiais mais flexíveis como vinílicos ou madeira não. O ideal, nesses casos, é contratar mão-de-obra especializada, pois o profissional avaliará o estado da superfície e a possibilidade de aplicação. Pequenos reparos, como pedacinhos do revestimento faltando ou furos na parede também podem ser consertados com essa massa.


Após a aplicação da massa acrílica, é possível pintar ou usar pastilhas resignadas, mas tome cuidado e não se esqueça de verificar se a nova parede não atrapalha o caminho na hora de fechar portas, janelas ou gavetas, pois esse truque também aumenta a espessura da parede. Lembrete: a massa acrílica só pode ser usada nas paredes, nunca no chão!


Use piso sem emendas e com ar moderno


Para quem ainda não está familiarizado com esse material, a massa cimentícia é considerada uma evolução do cimento queimado, assim como uma solução para os problemas mais recorrentes da textura, como acabamento desigual, aparência rústica e trincas. Essa pasta pode ser aplicada por cima de um revestimento já instalado sem precisar de remoção, criando uma superfície sem emendas e mais uniforme. 


Já na cozinha, é indicado seu uso até para áreas que recebem peso, calor e umidade, assim como superfícies perto de torneiras, churrasqueiras e fornos. Ao aplicado em bancadas com pia, que servem de apoio para o fogão, no entanto, alguns cuidados são necessários por conta das altas temperaturas, como no caso de uma panela que acabou de sair do fogo e é apoiada nesta bancada, o que pode danificar o verniz de proteção, por exemplo. É necessário sempre o uso de algum tipo de apoio, como um pano ou uma tábua.


Reforme a cozinha com pastilhas você mesmo


Já para quem é adepto do DIY, ou faça você mesmo, as pastilhas adesivas resinadas podem ser uma boa opção. Essa é uma opção que não demanda mão-de-obra especializada, pois podem ser instaladas sobre paredes e revestimentos com bom acabamento, usando cola de contato comprada em qualquer loja de materiais de construção. As pastilhas são vendidas em diversos modelos e tamanhos, sendo alguns modelos autocolantes.


Assim como a massa acrílica, não é recomendado que você use as pastilhas no piso, pois elas não são antiderrapantes e o atrito com o chão pode prejudicar a fixação depois de um período não muito longo. É possível, ainda, usá-las em áreas molhadas por conta da sua resina de alta resistência usada sobre a película. Podem ser aplicadas também em áreas próximas ao forno, ao fogão ou à lareira, já que seu material é resistente a até 55°C, com uma distância mínima de 10 cm das chamas. 


Dê uma cara nova aos móveis antigos


Você conhece a técnica do envelopamento? Muito usada no mundo automotivo, é quando você muda a cor de um móvel que está em bom estado, porém desatualizado, e renova o ambiente de forma prática e rápida. Você também pode usar a técnica do envelopamento em móveis com a forma desgastada. 


A forma mais comum de usar essa técnica é aplicando adesivo vinílico por todo o móvel ou em partes inteiras, como gavetas e portas. Existem diversos modelos nas mais variadas cores, estampas e texturas que imitam madeira e mármore. Além disso, este adesivo também possui uma alta resistência à temperatura e à umidade, sendo possível envelopar até mesmo geladeiras. Porém, essa técnica não é recomendada para superfícies e bancadas de muito contato, como tampos de mesas e cadeiras, pois o uso constante de ferramentas pode danificar o vinílico. A contratação da mão-de-obra especializada é recomendada para um melhor acabamento. 


Gostou das nossas dicas? Agora reformar a cozinha ficou muito mais fácil e leve para o seu bolso! Porém, caso você vá começar uma reforma, tenha atenção! Não se esqueça que reformas em apartamentos precisam ser comunicadas ao condomínio e, dependendo do prédio, é necessário, ainda, um registro de responsabilidade técnica (RRT), documento que comprova que o projeto foi desenvolvido por profissionais e registrado nos conselhos de classes. 


Por isso, caso você esteja pensando ou se planejando para fazer uma obra ou reforma no seu apartamento, não deixe de conferir nossas dicas de como evitar problemas com os vizinhos
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":