Dia do síndico: quando é e porque é importante celebrar essa data
Você sabia que dia 30 de Novembro é comemorado o dia do síndico no Brasil? Pode parecer uma data estranha de se celebrar para muitos, mas é sempre importante lembrar o quanto o trabalho do síndico é importante, seja ele um morador do prédio ou um profissional contratado especificamente para isso.
A data foi instituída no dia 30 de Novembro de 1984 pelo então governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, e que depois se estendeu para o resto do país. Considerando o papel que o síndico tem dentro de um condomínio, é importante reconhecer essa data e comemorá-la. Acima de tudo, é interessante tentar contribuir um pouco mais com a gestão do local e facilitar o dia a dia do síndico, além da convivência entre moradores.
Para falar um pouco mais sobre essa data, que muitos não devem conhecer, e sobre a importância da atuação do síndico em um condomínio, a Nova Época Imóveis preparou esse post com tudo o que você precisa saber. Para mais informações ou dicas sobre o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog, ele está cheio de conteúdos interessantes e importantes desse setor.
Afinal, o que é um síndico?
Antes de mais nada, é interessante falarmos sobre o que de fato é um síndico. Ele é o responsável pela gestão de um ou mais condomínios. Eleito pela Assembleia Geral dos Condôminos, ele é responsável direto do condomínio e deve se prontificar a manter a ordem, a segurança, a legalidade, a limpeza e a disciplina nos edifícios.
Para quem não conhece muito do assunto, existem dois tipos de síndicos: o Síndico Natural, residente e não profissional, e o Síndico Profissional, contratado para realizar esse trabalho. Apesar de não ser uma profissão regulamentada, o Síndico Profissional é uma realidade dentro do país.
Importância do trabalho do síndico
Muitos costumam subestimar a figura do síndico, no entanto, essa não é uma tarefa fácil de se realizar. Ele tem importância fundamental na gestão de um condomínio e precisa ser um excelente administrador, pois vai lidar com todas as contas e outras tarefas do condomínio. Além da administração do condomínio, também é de responsabilidade do síndico a gestão do pessoal que trabalha nele.
O síndico precisa seguir alguns cuidados para que a gestão siga exatamente o que está dentro da lei e deverá ter o conhecimento do Código Civil, das leis trabalhistas, noções das áreas contábil, trabalhista e administrativa, afinal, ele também vai lidar com os funcionários do prédio. Com isso, podemos observar que a administração de um condomínio parece muito a de uma pequena empresa.
Um síndico tem como função, ainda, ouvir as sugestões e reclamações de todos os moradores, exercer seu lado político e ser um bom líder, afinal, ele precisará tomar as rédeas de qualquer situação. Outra das múltiplas importâncias do síndico na administração do condomínio é a resolução de impasses entre vizinhos.
Funções do síndico
De acordo com a legislação, o síndico é responsável por diversas funções, sendo algumas das principais:
- Realizar o seguro da edificação;
- Convocar a assembléia dos condôminos;
- Prestar contas à assembléia anualmente e quando exigidas;
- Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regulamento interno e as determinações da assembleia;
- Elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
- Cobrar condôminos as suas contribuições, assim como impor e cobrar as multas devidas;
- Representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou não, os atos necessários para a defesa dos interesses comuns;
- Dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;
- Conservar e guardar as partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos moradores.
Formas de otimizar o trabalho do síndico
O dia do síndico é um bom momento não só para reconhecer esse trabalho, mas também para facilitá-lo um pouco. Agora vamos falar de algumas atitudes que podem otimizar o trabalho do síndico.
1. Delegar tarefas
Sabemos que uma pessoa sozinha tem muito mais dificuldade de lidar com toda a burocracia de um condomínio. Por isso, é uma boa ideia delegar algumas tarefas menores para assistentes ou até mesmo para outros moradores, distribuindo um pouco mais seu trabalho e tornar os resultados mais seguros.
2. Horário de trabalho definido
Outra dica para ajudar a facilitar o trabalho do síndico é estabelecer um horário de trabalho. Muitos síndicos têm o problema de estarem sempre disponíveis, o que pode ser benefício para algumas pessoas, durante um tempo, mas logo chega a exaustão. Com isso, o mais recomendado é estabelecer um horário em que ele estará disponível, sem obrigação de responder a nada fora dele.
3. Contratação de uma administradora
No final, a melhor ajuda que um síndico pode ter na administração de um condomínio pode ser a contratação de uma administradora que o auxilie em suas tarefas e que tenha todas as ferramentas, softwares e aplicativos necessários para otimizar seu trabalho. A melhor forma de reconhecer o dia do síndico é garantir que ele vai ter a ajuda que precisa na gestão de um condomínio, afinal, não é um trabalho nada fácil.
O Dia do Síndico é uma data a ser comemorada, principalmente, para reconhecer aqueles que fazem quase todo o trabalho administrativo dentro dos condomínios, pois sem eles não seria possível manter a melhor qualidade de vida no dia a dia.
Gostou do nosso post? Você sabia que um síndico tinha tantas funções? Para mais conteúdo sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir os outros posts no blog da Nova Época Imóveis!
Escrito por Mariana Carvalho