Decoração rústica: descubra os segredos desse estilo 

As tendências estão constantemente indo e vindo, principalmente quando o assunto são os estilos de decoração e arquitetura. Porém, existem aquelas que podem ser consideradas atemporais, ou seja, que nunca sai de moda. O estilo rústico é uma dessas tendências de decoração que estão sempre em alta. Com o crescimento da decoração mais clean em imóveis urbanos, não demorou para essa tendência atemporal contra-atacar e voltar a se destacar. 


Esse estilo de decoração oferece a combinação perfeita de conforto e funcionalidade, propositalmente combinados para criar um interior ao mesmo tempo rústico e aconchegante. Inspirada na decoração country norte americana, se apoiando em tendências culturais, a decoração rústica tem se popularizado e vem ganhando cada vez mais o coração dos brasileiros.


Quer saber um pouco mais sobre o que compõe esse estilo e como aplicá-lo na sua casa ou apartamento? A Nova Época Imóveis elaborou esse post com tudo o que você precisa saber sobre essa tendência. E para mais sobre decoração e o mercado imobiliário, acompanhe nosso blog!


Afinal, o que é decoração rústica?


Para entender esse estilo de decoração, primeiro é importante compreendermos o significado de “rústico”. De forma literal, de acordo com o dicionário, esse termo faz relação àquilo o que é do campo ou campestre. No caso do estilo de decoração, se baseia nos objetos mais comumente usados nesses ambientes. Muitos dizem, ainda, que a rusticidade tem aparência mais “grosseira”, o que remete peças de revestimentos, ornamentos e mobiliários que são mais “crus”, ou seja, sem acabamento. 


É seguindo esse caminho que podemos definir o que seria uma decoração rústica. E se você pensou em ambientes com paredes de tijolinhos ou com revestimento de argamassa menos liso, feito intencionalmente, depois de ler nossa explicação, você pensou certo! Ambientes cercados de móveis de madeira, onde a maioria tem desníveis, manchas, rachaduras ou trincas naturais expostas também se encaixam no estilo rústico. 


Além disso, como o nome mesmo mostra, o estilo rústico envolve o contato com elementos presentes na natureza, assim como objetos da estética sertaneja, passando a ideia de algo naturalmente “bruto”. Afinal, o charme dessa decoração é a falta de um polimento, visto mais como algo “urbano”. Porém, assim com todo estilo de decoração, é preciso ter cuidado ao aplicar o rústico. 


Quando a decoração é realmente bem feita, os ambientes não ficam com o visual pesado, como muitos pensam. Na verdade, seu efeito é oposto. Se combinados, os itens decorativos no estilo rústico podem fazer o ambiente parecer moderno também. O contraste de elementos quentes, opacos, sem acabamento e escuros com itens frios, transparentes, claros e brilhantes é o que dá o equilíbrio perfeito. Por isso, de algum modo, cômodos com essa decoração parecem claros, suáveis e agradáveis ao olhar. 


Tipos de decoração rústica


Existem diferentes maneiras de adotar o visual de decoração rústica, abordando diferentes propostas. Por exemplo, você pode opta por um toque minimalista com uma mistura de decoração rústica e designs escandinavos, ou escolher o caminho contrário e adicionar muitos itens em preto e branco para um ar mais moderno. Para te ajudar a descobrir como fazer uma decoração rústica funcionar no seu espaço e combinar com o seu estilo, separamos algumas opções populares de decoração rústica para te inspirar:

  • Estilo de fazenda – este é o estilo rústico clássico, ou seja, possui todos os principais elementos de decoração rústica: materiais e texturas naturais, texturas de fibra, madeiras aconchegantes e detalhe em material industrial;
  • Hygge – consolidado no conceito dinamarquês de abraças os simples prazeres da vida, este visual rústico é tudo sobre conforto. Os cômodos são decorados com madeiras claras, decoração feita à mão e travesseiros de textura macia;
  • Rústico moderno – a mistura de design moderno com decoração rústica é o diferencial deste visual. No ambiente com esta decoração, você vai encontrar móveis com peças de couro, padrões em cores quentes e linhas simples;
  • Quinta moderna – este visual mistura o rústico com o elegante, como um grande sofá confortável, um tapete branco macio e muitas peças vintage. 

 

Por que decoração rústica é ótima para cozinhas?


A madeira é um material que proporciona mais conforto térmico e visual acolhedor aos ambientes decorados e, por explorar, em sua composição, justamente peças em madeira, a decoração rústica tem um resultado final exatamente assim. Mesmo as linhas mais modernas desse estilo conseguem resgatar conceitos do passado. 


A cozinha é um cômodo culturalmente visto no Brasil como o “coração da casa”, por ser o ambiente mais responsável por unir a família, e a decoração rústica ter justamente essa cara de “família” por conta do seu ar acolhedor, de retorno a um passado gostoso e tempos mais simples, por isso, usar o estilo rústico na cozinha é a cominação perfeita. 


Além desse motivo, há ainda quem diga que usar tons quentes nestes ambientes estimula o apetite e há quem tem preferência por este estilo, em como ele pode ser compreendido de modo ecológico e sustentável e o jeito como ele se conecta com a natureza, que não conseguimos mais desfrutar tão bem no dia a dia. 


Quais são os móveis rústicos próprios para cozinha?


Os móveis certos para decorarem esse ambiente são aqueles que recebem um tratamento anti pragas e de impermeabilização. Porém, não se preocupe, ao adotar esse estilo não será preciso fazer sua casa ficar com cara de cabana rústica ou algo no estilo country norte americano. É possível utilizar na sua cozinha peças em outros materiais, mesclando itens de madeira com tijolinhos, metais, entre outros materiais, dando ao ambiente um ar rústico, atual e prático.


Armários modernos e uma ilha ou uma mesa com visual mais “despojado” no centro da cozinha são boas recomendações de móveis decorativos para esse cômodo. Armários em madeira natural tratada ou MDF com textura de madeira natural, tampos em pedra lisa, clara e sem texturas marcantes e um conjunto com móveis modernos, mas paredes, pisos e vigas rústicas, ou seja, em material aparente também são boas ideias de decoração nesse estilo. 


E você, gosta desse estilo de decoração? Acha que ele combina mesmo com o ambiente das cozinhas? Vale à pena dar uma chance para a decoração rústica! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho