Cozinha Linear: O que é e quando é indicada?

Trata-se de uma cozinha prática e versátil, já que consegue fazer um melhor aproveitamento do espaço. Com alguns truques e dicas, é possível criar uma cozinha planejada linear ainda mais funcional e interessante.

O que é uma cozinha linear?

A cozinha linear, ou estilo corredor, é distribuída em apenas um lado do ambiente. Ou seja: o fogão, a pia e a geladeira ficam alinhados em uma mesma bancada. Em alguns casos, ela é integrada diretamente com a lavanderia.

Quando a cozinha linear é indicada?

A cozinha linear é indicada principalmente para ambientes pequenos, estreitos ou longos. Ela é bastante comum em apartamentos e permite o melhor aproveitamento do espaço.

Devido às suas dimensões reduzidas, é essencial estar atento(a) às questões de ergonomia da cozinha linear para garantir o melhor conforto.

Como criar uma cozinha planejada linear?

Para criar uma cozinha linear é manter a maior distância possível entre a geladeira, o fogão e a pia. Nem sempre isso é possível, afinal o espaço é limitado, mas essa é uma forma de trazer mais funcionalidade para o ambiente. O ideal é que a pia fique entre o fogão e a geladeira e entre eles tenha sempre uma bancada de apoio.

Quando falamos de cozinha linear integrada com a lavanderia, é interessante manter a mesma padronagem entre os espaços. Sendo assim, utilize pedras, cores e revestimentos iguais para garantir um visual harmônico e elegante.

A mesma dica vale para a decoração. Por exemplo, se você incluir na cozinha linear objetos decorativos pretos, use a mesma cor nos elementos de decoração da lavanderia.

Vamos falar de torre quente? Caso você inclua esse elemento no projeto de cozinha linear, procure mantê-la do lado da geladeira. Essa disposição traz um visual mais interessante para o ambiente.

Já se o micro-ondas for incluso no armário aéreo em cima da pia, é importante estar atento(a). Alguns modelos podem ter uma profundidade maior do que a marcenaria da cozinha linear, o que pode fazer com o que o cliente bata a cabeça no micro-ondas quando for usar a pia.

Portanto, o indicado é usar um modelo menor que vai se encaixar completamente no armário da cozinha linear.

Em alguns casos, a cozinha linear é integrada com a sala de estar por meio de um balcão de refeições. Nessa situação, o recomendado é que exista pelo menos 80 cm de passagem entre a cozinha e a bancada para garantir maior conforto, mas cada caso deve ser avaliado de acordo com a disponibilidade de espaço para a cozinha linear.

 

Com estas informações, já é possível ter uma ideia sobre a cozinha linear e suas principais características.