Cottagecore: conheça a decoração pastoral que está em alta

Ainda sofrendo algumas consequências da pandemia, o mercado de decor vem mostrando algumas mudanças e tendências novas. O estilo fugere urbem, ou fuga do urbano, nunca tão real e a tendência da decoração cottagecore chegou ao seu ápice para ficar. Viver em um espaço com um clima campestre nos remete aos tempos mais simples, com menos tecnologia, menos correria e mais proximidade com a natureza. Se essas forem as sensações que você procura, o estilo cottagecore é o ideal para você!


Muito em alta e bem populares dentre os tipos de decoração, o estilo cottagecore ganhou maior destaque nos últimos anos para transformar os espaços urbanos em espaços mais humanizados e conectados com a natureza. Essa necessidade foi percebida ainda durante a pandemia, período que foi necessário estar isolado em casa, o que levou muitas pessoas a olharem com mais atenção para o design do ambiente. 


Se você se interessou pelo estilo cottagecore e deseja saber mais sobre o assunto, chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas dicas de como inserir no projeto da sua casa ou apartamento esse estilo de decoração, para tornar os ambientes mais leves, simples e aconchegantes. Para mais dicas de decoração, não deixe de conferir nosso blog!


O que é decoração cottagecore?


O termo cottagecore está relacionado ao estilo de vida mais simples, a levar a vida mais próxima da natureza. Traduzindo ao pé da letra, cottage faz referência à cabana ou casa de campo e core é algo essencial, fundamental. Com isso, podemos entender que a decoração Cottagecore traz o que é essencial para a vida campestre, a vida afastada das cidades e em conexão com a natureza. 


Para quem ainda não está familiarizado, o estilo cottagecore vai muito além da decoração. Surgido no século XX com o intuito de decorar casas rurais e campestres, buscando uma decoração mais natural, o cottagecore é um estilo de vida no qual a simplicidade é o principal ponto de referência. A valorização do artesanato, dos animais e das plantas ganha destaque aqui.


Durante o isolamento resultado da pandemia, ficamos ainda mais ligados aos nossos smartphones, à TV e aos computadores, nos desligando cada vez mais do mundo real e vivenciando a tecnologia no seu máximo. Isso fez com que a necessidade de vivenciar a simplicidade da vida aumentasse e, com isso, esse tipo de decoração foi ganhando ainda mais espaço no mercado. Essa tendência foi se tornando cada vez mais popular com o surgimento de séries e filmes como esse tema, que traz uma pegada bem rural e campestre na sua estética. 


Com isso, se você quer apostar em um ambiente que transmite uma sensação de nostalgia, aconchego, simplicidade e natureza, a melhor aposta para isso é na decoração cottage core, projetando um ambiente mais leve e apaixonante dentro de casa, que vai contribuir para uma vida e por um dia a dia mais tranquilos. 


Características da decoração cottagecore


Agora que entendemos esse estilo de decoração e de vida, é importante entendermos como inseri-lo na sua rotina. Resumidamente, é importante pensar em uma decoração harmônica e que valorize as coisas naturais. Com isso, você pode apostar nessa decoração contemplando diversos aspectos do projeto e, para isso, é necessário conhecer as características da decoração cottagecore:

 

  • Valorização da vida campestre;
  • Simplicidade.
  • Contato com a natureza;
  • Clima nostálgico;
  • Afetividade.


Conhecendo essas características fica mais fácil de entender como funciona a decoração cottagecore. Os materiais e cores escolhidas vão ajudar a criar um clima campestre seguindo as orientações do tema. Agora vamos dar algumas dicas de como apostar nesse estilo na hora de decorar:


1. Use tons terrosos


Uma característica muito marcante na decoração cottagecore é a presença de tons terrosos. Esses tons são a base para a construção da decoração como um todo, por isso, sofás marrons, tapetes em bordô e móveis amadeirados são alguns exemplos de itens decorativos perfeitos para quem quer apostar nesse estilo decorativo para a casa. 


2. Foque na natureza


Sabemos que a principal característica do estilo cottagecore é o contato com a natureza, por isso, é importante apostar em plantas, flores e vasos para complementar a decoração do ambiente. Arranjos montados com plantas rústicas também podem ajudar a dar um toque final à decoração. Montar uma horta em casa também é uma ótima ideia para se aproximar da natureza e deixar o ambiente com um ar de vida no campo. 


3. Aposte nas estampas florais


Outro item que não pode faltar na decoração campestre é a estampa floral. Trazer esse tipo de estampa é fundamental para deixar o ambiente mais agradável e aconchegante, com toque nostálgico. As estampas florais podem ser inseridas tanto em tecidos quanto em papéis de parede, que também é uma caraterística do cottagecore. 


4. Use itens artesanais


Os itens artesanais também devem estar contemplados na decoração cottagecore. Os itens feitos à mão ajudam a trazer para os ambientes uma sensação rústica e o rústico é uma característica fundamental da decoração campestre por estar muito presente no estilo de vida do campo. 


5. Prefira móveis rústicos 


Ainda focando em coisas rústicas, os móveis rústicos podem ajudar a dar o tom do ambiente. Apostar nesses tipos de móveis, como mesas de centro com uma pegada nostálgica e uma aparência mais desgastada é uma ótima maneira de inserir o estilo no seu ambiente. Não só móveis, mas itens que compõem a decoração também podem ser rústicos, como cadeiras, bancos, baús, armários e muito mais. 


6. Aposte em tecidos leves


Para ajudar a deixar os ambientes ainda mais aconchegantes, é indicado que se aposte em tecidos mais leves para as roupas de cama, para as toalhas e cortinas. Com isso, a sensação de conforto aumenta e ajuda a trazer uma leveza para o ambiente como um todo. 


7. Rendas complementam bem essa decoração


Outra característica muito forte nas casas com estilo campestre é o uso de tecidos de renda. Esse tipo de tecido também não pode faltar nessa decoração, pois também ajuda a remeter a um estilo mais simples. 


8. Use fruteiras


As fruteiras são mais um exemplo de item decorativo que ajudam a trazer a característica de proximidade com a natureza, como o campo. Ter fruteiras rústicas com as frutas da estação é uma ótima maneira de representar a simplicidade da vida nos detalhes da decoração da sua casa. 


Com todas essas dicas, a Nova Época Imóveis espera te ajudar a montar um projeto de decoração perfeitamente simples e aconchegante que o estilo campestre tem a oferecer! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade