Conheça as vantagens de morar no bairro da Glória, no Rio de Janeiro, e como procurar um imóvel nessa região

Mais conhecido com Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro é uma das cidades mais belas e conhecidas no mundo. Famoso por suas praias que encantam pessoas do mundo todo, a cidade ainda conta com uma série de bairros com grande valor histórico e cultural, além de infraestrutura e diversos atrativos.

Com cada vez mais pessoas buscando sua independência com o primeiro imóvel ou procurando um novo lugar para morar com a família, há um número considerável de pessoas buscando encontrar o imóvel ideal em um dos bairros do Rio. O bairro da Glória, na Zona Sul da cidade, é um dos bairros mais cotados por vários dos que procuram um estilo de vida mais confortável em uma região de alta qualidade.

Porém, assim como em qualquer outra pesquisa imobiliária, não importando sobre qual região, é essencial que você preste muita atenção em alguns fatores importantes, que vão determinar sua qualidade de vida, antes de comprar o primeiro imóvel que você encontrar na Glória de forma impulsiva.

Para te ajudar a conhecer um pouco melhor o bairro da Glória, a Nova Época trouxe algumas vantagens de morar no bairro heterogêneo, que oferece diferentes experiências e ambientes em cada parte. Além disso, vamos dar algumas dicas de como procurar um imóvel nessa região. É não deixe de conferir nosso site, lá temos ótimas ofertas de diferentes imóveis no bairro da Glória.

Vantagens de morar na Glória

O bairro da Glória atrai cada vez mais novos moradores todos os anos e não é sem motivo. Apesar da sua fama, o bairro ainda tem muitas qualidades quando escolhido como local de moradia. Aqui vamos apontar as vantagens de escolher essa região para chamar de lar.

1. Mobilidade

Localizado na Zona Sul da cidade do Rio, o bairro da Glória é um dos que apresentam melhor mobilidade urbana em relação ao resto das regiões da cidade. Além do bairro oferecer uma estação de metrô que fica bem em seu centro, ainda existe a opção de se deslocar de ônibus, pois o bairro oferece diversos pontos, e com seu próprio veículo, caso este seja seu caso.

2. Natureza

Um fator muito importante e decisivo na qualidade de vida de um bairro é a presença de natureza ou arborização. Isso é algo que falta em muitos bairros do Rio de Janeiro e faz grande falta. É quase impossível encontrar praças e ruas que tenham bastante vegetação, já que praticamente tudo foi substituído pelo asfalto.

Porém, o bairro da Glória é uma região que ainda carrega bastante dessa estrutura e isso ajuda a limpar o ar e deixá-lo mais fresco, o que ajuda a aumentar a qualidade de vida dos seus moradores. Além disso, deixa a região mais bonita e atrativa.

3. Lazer

Como o bairro é um local de alto valor, é natural que ele ofereça ricas opções de lazer e entretenimento para seus moradores. Além de ser uma região próxima da praia, o bairro ainda apresenta diversos eventos sazonais, como o Arraiá de Todos os Santos. O bairro da Glória ainda oferece salas de teatros e museus.

Outra vantagem de morar nessa região e o fato de que é possível fazer tudo em apenas alguns minutos de caminhada e, graças à mobilidade, também não é difícil se deslocar para outras regiões da cidade.

4. Valor histórico

Como já dito antes, o bairro da Glória é uma região antiga da cidade e, por conta disso, você certamente encontrará alguns monumentos e menções sobre a Glória, principalmente em museus. Um desses monumentos é o Relógio da Glória, um marco local construído em 1905 como uma forma de embelezar a região.

Como procurar um imóvel na Glória?

Com todos os fatores apontados acima, é fácil entender os benefícios de escolher o bairro da Glória como região da sua moradia. Porém, ainda pode ser uma tarefa difícil encontrar seu imóvel ideal, que atenderá às suas demandas, no bairro. Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas que falaremos abaixo.

1. Saiba a localização específica

Apesar de ser um bairro pequeno, a Glória tem diferentes ruas que podem apresentar uma experiência de moradia bem diferente da outra. Morar em um local mais próximo das vias expressas, por exemplo, dá ainda mais praticidade para acessá-las, porém também pode significar mais proximidade com o barulho e com a parte movimentada do bairro.

Esse é considerado um fator bem simples de ser levado em consideração, basta definir se você prefere aproveitar o lado mais tranquilo e pacato do bairro ou o lado mais agitado. Com base nessa decisão, é possível filtrar um número considerável de imóveis a levar em conta.

2. Avalie as formas de pagamento

É de comum conhecimento que cada imobiliária apresenta diferentes opções de pagamento para seus imóveis, tendo sempre como base o tamanho do lugar, sua qualidade e seu nível de valorização. De forma geral, o bairro da Glória é um dos mais valorizados da cidade do Rio de Janeiro, porém, ainda é possível encontrar diversas opções com uma boa relação custo benefício.

Além do preço do imóvel, outro fator importante que deve ser avaliado são as condições estabelecidas no contrato. Algumas corretoras tendem a ser mais rígidas com determinadas cláusulas, ao passo que outras buscam precisão nos prazos e melhor margem de segurança.

3. Observe a estrutura

Independente de qualquer localização que você escolha, é essencial que você preste redobrada atenção na estrutura do imóvel, observando todos os cômodos, e nas suas principais qualidades. Isso inclui o tamanho da área interna, a boa manutenção, os serviços agregados do condomínio, a presencia ou a ausência de uma varanda e o número de cômodos.

Pode parecer uma dica óbvia, coisas que seriam notadas de imediato, porém, muitas pessoas acabam se esquecendo desses detalhes na hora da visita presencial. Com isso em mente, você poderá evitar escolher um imóvel que não agrada.

4. Cuidado para não demorar muito

Colocando em uma situação hipotética, vamos dizer que você está procurando o imóvel ideal para morar no bairro da Glória. Você, então, encontra uma opção muito boa, mas preferiu ficar algum tempo olhando outras opções. Meses mais tarde, você descobre que a primeira opção é a que você quer, mas o imóvel já foi alugado.

Essa situação é mais comum do que você imagina para quem não tem muita experiência em procurar imóveis para comprar ou alugar. Se o lugar tem um bom preço e está em boa qualidade, é provável que fique pouco tempo disponível. Por isso, demorar muito para tomar sua decisão pode custar boas oportunidades.

5. Contrate uma boa corretora

A última, porém não menos importante, dica é: ajuda profissional é sempre muito bem-vinda, principalmente na hora de escolher o imóvel ideal. Um bom corretor pode escutar e atender as suas demandas, te mostrando as melhores opções com base nas suas necessidades específicas.

O profissional pode te ajudar em todos os aspectos, encontrando com mais facilidade o imóvel com todas as especificações de infraestrutura certas e o melhor preço.

Com todas essas dicas e depois de descobrir as vantagens de escolher morar no bairro da Glória, a Nova Época espera ter te ajudado a escolher onde morar.