Chá de casa nova: dicas do que fazer e como organizar

13/06/2022min de leitura

Ter um lar para chamar de seu é o sonho de todo brasileiro, mas mais prazeroso do que ter o seu próprio cantinho é receber os amigos e familiares para comemorar a tomada de mais um grande passo na vida. Uma pequena festa ou reunião de inauguração é a ideia perfeita para apresentar o espaço pela primeira vez. Semelhante ao chá de panela, o chá de casa nova, também conhecido como open house, tem como proposta apresentar seu cantinho novo e é a ideia perfeita para tal. 


Além da diversão e da felicidade pelo espaço novo só seu, sabemos que é preciso dar um pouco de vida e personalidade para casa. Você pode decorar com os itens que quiser e puder, mas decoração de casa nova não é um trabalho fácil. Poder contar com a ajuda daqueles mais próximos com pequenos objetos de decoração ao passo que apresenta o lugar pela primeira vez e oferecer uma comida gostosa para tornar o ambiente ainda mais aconchegante é uma tradição no Brasil e ajuda muito a tornar o novo lar ainda mais especial.


Se você acabou de se mudar e quer fazer um chá de casa nova, mas não sabe por onde começar, esse post vai te ajudar muito! Aqui a Nova Época separou algumas dicas simples para tornar a organização deste evento mais rápida e prática. E lembre-se: se você está à procura de um imóvel, seja o primeiro ou não, a Nova Época Imóveis tem os melhores profissionais para te ajudar a tornar esse processo mais tranquilo e seguro. 


O que é um chá de casa nova?


Como dissemos brevemente acima, o chá de casa nova é bem semelhante ao chá de panela, porém não foca somente em itens para cozinha e é feito já com a casa ou apartamento prontos. A proposta de ambos é a mesma: receber ajuda daqueles mais próximos com itens decorativos menores e mais simples, que ajudam a compor o espaço. 


Essa era uma tradição comumente realizada por recém-casados, mas hoje em dia é realizada por qualquer pessoa que acaba de deixar a casa dos pais para um cantinho próprio, desde casais que decidem morar juntos a amigos que decidiram dividir os custos de um apartamento ou uma casa. A proposta desse evento é não só mobiliar o espaço, mas apresentá-lo aos familiares e amigos e ter um momento divertido que ajuda a tornar o lugar ainda mais especial e aconchegante. 


Dicas para preparar um chá de casa nova


1. Fazer a lista de convidados e enviar os convites


A primeira dica da nossa lista é anotar o nome de todas as pessoas que você gostaria de convidar para tornar esse momento ainda mais divertido e especial. Com todos eles anotados, é importante fazer uma análise se o espaço da casa ou apartamento comporta a quantidade de pessoas na lista.


Após cortar ou não alguns nomes, vai depender se você vai chegar à conclusão de que alguns nomes precisarão ser cortados, é a hora de preparar os convites, que podem até mesmo ser virtuais, e enviá-los. Caso você prefira manter o clima tradicional e fazer convites físicos, procure por uma gráfica onde você possa fazer a impressão. Preferir por eles no formato virtual permite que o processo de os enviar seja mais prático. 


2. Decida o que servir no evento


Mais do que receber as pessoas para apresentar a casa nova e se divertir com um jogo de adivinhação do que cada um deu de presente, você precisa decidir o que vai servir para as pessoas. Primeiro você precisará decidir se dará um café da manhã, almoço, jantar ou fazer um churrasquinho.


Uma boa dica para um coquetel, por exemplo, é investir em bebidas e petiscos, já para um jantar é uma boa ideia apostar em uma pizza ou algo mais elaborado, para mimar e mostrar seus talentos na cozinha àqueles mais próximos e importantes para você. Você pode comprar um bolo também ou fazer sobremesas para fechar a refeição com chave de ouro. 


3. Defina o horário do evento


Outro passo importante da nossa lista de dicas é decidir o horário que você vai fazer o evento, podendo ele ser na parte da manhã, de tarde ou à noite. Caso você more em apartamento, é importante lembrar que há um limite de hora para o barulho, por isso, não deixe de conferir no seu condomínio para evitar dores de cabeça. 


Além disso, não deixe de levar em conta o que você escolheu servir. Ou seja, se a sua preferência é servir comida de café da manhã, caso essa seja sua refeição favorita do dia, por exemplo, o mais recomendado é servir no horário dessa refeição e assim com as outras. Coquetéis, por exemplo, funcionam melhor durante a noite, assim como jantares. 


4. Monte a lista de chá de casa nova


É um dos momentos mais esperados, a montagem da lista de sugestões do que seus amigos e familiares podem te presentear. Com isso, você pode receber ajuda com itens que estão faltando para completar sua decoração e tudo aquilo que você ainda precisa. Uma boa dica na hora de fazer essa lista é deixá-la bem equilibrada e evitar pedir itens muito caros, para que todos os convidados consigam te presentear.


Uma boa ideia para que seus presentes sejam ainda mais certeiros é fazer uma sugestão de lojas ou sites de sua preferência onde seus convidados podem encontrar o que você está pedindo. Se preferir, é possível escrever também a quantidade de itens que você precisa, como no caso de potes de plástico, talheres, entre outros itens que podem vir em grandes quantidades.


5. Prepare as brincadeiras para o evento

Para tornar o evento ainda mais divertido, algumas pessoas gostam de apostar em brincadeiras. Boas ideias de brincadeira incluem adivinhar o que cada pessoa deu de presente, estourar balões e cumprir tarefas a cada vez que errar uma adivinhação ou contar histórias engraçadas do passado ou sobre você e a pessoa com quem você vive.


Uma boa dica é definir as brincadeiras com antecedência para já deixar especificado nos convites do que evento que ele terá um clima mais divertido, dessa forma as pessoas podem ir preparadas caso uma brincadeira exija. Não deixe definir e comprar tudo o que for necessário para as brincadeiras que forem escolhidas.


6. Prepare as lembrancinhas


Uma boa ideia para agradecer a presença dos seus convidados nesse momento especial é oferecer lembrancinhas de chá de casa nova. Não precisa ser nada muito complexo, pode ser algo feito por você mesmo no estilo DIY, caso você tenha talento com artesanato. Você pode ainda procurar por alguém que trabalhe fazendo esses brindes, como canecas, chaveiros, ímãs de geladeira ou aromatizadores, depende da sua preferência. 


Não se esqueça de se atentar ao tempo de produção e prazo de entrega caso você escolha pedir para alguém fazer suas lembrancinhas. Outra boa ideia é fazer você mesmo um kit de brindes, incluindo algo que você encomendou e algo que você fez. Lembre de fazer embalagens personalizadas para tornar a lembrança mais especial. 


7. Escolher a decoração do chá de casa nova


Definir um tema, uma paleta de cores e fazer uma busca de tudo o que você vai precisar para arrumar a casa nova para esse evento é uma boa ideia para tornar o chá de casa nova mais memorável. É importante que a decoração leve em consideração o horário que a festa ou reunião acontecerá, dessa forma tudo pode ficar mais harmônico.


Viu como é fácil montar um evento de chá de casa nova? Basta um pouco de pesquisa para inspirações e organização para isso!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":