Área da churrasqueira: ideias criativas para montar a sua

Qual brasileiro não gosta de fazer um churrasquinho para reunir a família e os amigos? Afinal, quem vive uma rotina agitada está sempre esperando a chegada do fim de semana e nada melhor do que um churrasco para relaxar. Você gosta, mas ainda não possui uma área específica para a churrasqueira? Então vem com a gente que juntamos algumas dicas que vão te ajudar a montar esse espaço na sua casa ou apartamento! Bastam algumas boas dicas e um bom planejamento para projetar esse espaço no seu lar. 


Além disso, é importante ter em mente que, na hora de montar essa área, é necessário estar atento para aliar conforto e praticidade. Também é preciso adequar o projeto ao seu estilo pessoal e ao tamanho do ambiente que você possui na sua propriedade, afinal, não adianta querer uma churrasqueira grande demais se você não vai conseguir praticidade para fazer o churrasco e para a circulação de pessoas. 


Existe, ainda, a vantagem de poder conquistar um espaço desses com total economia, sem precisar gastar muito ou comprometer seu orçamento. Para saber mais sobre o assunto e descobrir como tornar sua casa ainda mais aconchegante e funcional, a Nova Época Imóveis reuniu algumas dicas e inspirações para te ajudar a montar uma área de lazer com churrasqueira simples que dá para fazer tanto em uma casa quanto em um apartamento. Para mais dicas como essas e informações importantes sobre o mercado imobiliário, não deixe acompanhar nosso blog!


Dicas para montar uma área de lazer com churrasqueira simples 


Mesmo falando de um projeto mais simples, a área de lazer com churrasqueira vai exigir um bom planejamento. Esse cuidado vai ser essencial para que você tenha o resultado esperado e não tenham prejuízos no futuro, tanto financeiros quanto em relação à própria construção. Aqui reunimos um passo a passo com as questões que devem ser consideradas para que você fique seguro com a sua decisão.


1- Analise o modelo da churrasqueira


Antes de mais nada, é importante pensar no modelo de churrasqueira que você quer colocar em casa. Hoje em dia já existem diversos modelos disponíveis no mercado, como as de alvenaria ou as que podem ser instaladas no local e até mesmo as portáteis, que são uma ótima opção para espaços mais compactos. 


O mais recomendado aqui é verificar as características do ambiente e, a partir disso, escolher a melhor opção para o seu caso. Agora vamos listar algumas das versões mais procuradas para que você possa ter um ponto de partida:

 

  • Elétrica ou a gás – mais recomendada para quem deseja fugir da fumaça e preferem versões mais compactas ou não possuem muito espaço;
  • Tijolinhos – ideais para quem busca um visual mais rústico, elas podem ser encontradas em alternativas pré-moldadas e contam com longa durabilidade;
  • De metal ou vidro temperado – mais indicadas para ambientes modernos e desenvolvidos, em um estilo mais refinado, essas opções costumam ser fabricadas a partir de materiais de alta tecnologia.

 


2- Aposte em uma boa cobertura


Para evitar que dias chuvosos atrapalhem sua reunião, não se esqueça de incluir no seu projeto uma cobertura resistente. Essa é uma medida importante para assegurar que seus encontros possam ser realizados do inverno ao verão, mantendo toda a área protegida tanto do sol excessivo quanto do vento ou da chuva. 


Já existem muitas opções de telhados para esse tipo de ambiente no mercado, indo desde as estruturas em madeira com telhado branco, alvenaria e até mesmo aquelas com cobertura de vidro, ideais para quem gosta de admirar o céu. Você também encontra outras soluções mais charmosas, como os pergolados, as coberturas metálicas ou os toldos com função retrátil.


3- Móveis ajudam a tornar o ambiente mais funcional


Se a sua ideia é, de fato, criar um ambiente capaz de receber vários convidados com total conforto, é importante considerar instalar móveis funcionais em pontos estratégicos, assim como no resto da casa. Armários são um exemplo que não pode faltar, afinal, essas peças ajudam a manter o local sempre limpo e organizado. Dependendo da área, você ainda pode montar um armário suspenso simples ou instalar um gabinete abaixo da pia, ambos bem funcionais. 


Mesas e cadeiras também são muito bem-vindas, afinal, é impossível receber bem amigos e familiares sem uma mobília confortável e receptiva. Muitas pessoas optam pelos modelos produzidos em madeira, pois combinam melhor com áreas externas e conseguem se adaptar a muitos tipos de decoração. Porém, não é regra e você é livre para investir em materiais da sua preferência, desde que eles estejam em harmonia com o visual, sejam resistentes e fáceis de higienizar.


4- Tenha um local reservado para bebidas


Sabemos que para um bom churrasco ter sucesso, é preciso contar com alguns drinks variados ou uma boa cerveja gelada. Porém, uma grande questão nesse momento é: onde armazená-los? Por conta disso, é importante que, durante o planejamento da sua área de lazer com churrasqueira simples, você lembre de reservar um espaço para bebidas. 


O espaço para isso é você quem decide, pode ser um frigobar, uma geladeira, um expositor ou qualquer outro equipamento que seja capaz de refrigerar as bebidas. Esse tipo de atenção e cuidado vai ajudar a manter não só itens alcoólicos, como os não alcoólicos fresquinhos e evitar que você tenha que se descolar frequentemente até a cozinha. Quer mais praticidade que isso?


5- Invista em um balcão


Dependendo do espaço que você possui livre para a área da churrasqueira, aproveite para colocar um balcão. Dependendo das medidas que você tem disponíveis, você consegue aproveitar essa mobília para incluir uma televisão ou equipamentos sonoros, o que vai ajudar a tornar suas reuniões ainda mais animadas e descontraídas. 


No caso do design da peça, o mais recomendado é recorrer a modelos inspirados em cozinhas americanas, que podem servir como apoio para o preparo de refeições e para ajudar a armazenar bebidas e petiscos. A melhor solução aqui é apostar em opções compostas por materiais mais resistentes, pois estamos falando de uma área externa. Madeira, granito e ardósia são os principais e, além da resistência, vão ser ótimos na hora de limpar.


6- Leve cor para o espaço


Toda área de lazer precisa de um toque colorido, mesmo que você prefira um estilo de decoração mais minimalista e discreto. Para ter esse efeito, uma ótima dica é investir nas plantas. Presentes em canteiros, prateleiras, vasos, paredes vivas ou até mesmo em pergolados, as plantas são excelentes para que a área da sua churrasqueira simples tenha uma atmosfera mais aconchegante. 


Antes de escolher quais tipos de plantas você vai querer trazer para esse espaço, no entanto, é importante verificar se a espécie em questão consegue se desenvolver de forma saudável no espaço escolhido para ela. Algumas alternativas mais resistentes cumprem bem essa função, além de viverem tanto no sol intenso quanto na sombra constante. São elas:

 

  • Babosa;
  • Moreia;
  • Iúca;
  • Cactos;
  • Clúsia;
  • Crássula;
  • Lança-de-São-Jorge.


7- Tente um fogão à lenha


Outra dica que quem gostaria de ir além do convencional pode tentar na hora de montar essa área é apostar em um fogão à lenha. Ideal para quem gosta de uma comida com sabor mais caseiro e uma boa conversa ao ar livre, o fogão à lenha é uma ótima opção também para quem deseja mais versatilidade e conforto. Logo, ele pode acabar sendo um diferencial no seu ambiente, tornando o espaço mais acolhedor e encantador.


Além disso, esse item ainda ajuda a enriquecer a decoração da área da churrasqueira, afinal, existem muitos tipos de fogão à lenha, desde aqueles mais rústicos aos mais modernos, dos mais tradicionais aqueles contemporâneos. Eles costumam ser pré-montados e se encaixam de forma fácil nos ambientes, tornando tudo mais prático. 


Viu como um bom planejamento e algumas dicas não é tão difícil montar um espaço de lazer no conforto da sua casa? A Nova Época Imóveis espera que esse post ajuda a tornar essa missão mais fácil para você! Que tal compartilhar nas redes sociais para ajudar outras pessoas? 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, aceito a Política de Privacidade