Apartamento studio: entenda porque fazer esse investimento vale à pena

Você sabia que investir em apartamentos studios para aluguel se mostrou uma excelente ideia de garantir um bom retorno financeiro nos últimos anos? Trata-se de uma das principais tendências de investimento que surgiu nos últimos tempos no setor imobiliário e que, a cada dia, ganha mais adeptos, principalmente por ser uma alternativa mais segura e rentável. 


Na verdade, o perfil de público que busca essa alternativa de moradia é responsável por uma boa demanda nesse setor. Isso torna essa uma ótima alternativa tanto para quem investe nesse tipo de imóvel quanto para quem o aluga e garante um espaço prático e agradável para morar. O apartamento studio é o tipo de construção ideal para quem quer morar em áreas privilegiadas, mas que não precisa de muito espaço, como o que os apartamentos de 2 ou 3 quartos oferecem, por exemplo. 


Para quem pensa em investir no mercado imobiliário e tem algumas dúvidas ou ainda não conhece o conceito de apartamento studio, esse post é para você! A Nova Época Imóveis vai explicar um pouco mais essa tendência e também trouxe as principais informações que você precisa saber sobre investir nesse tipo de empreendimento. Para mais informações ou em caso de dúvidas entre em contato com um dos nossos associados e para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog!


O que são apartamentos studios?


Tratam-se de apartamentos compactos com configurações mínimas, como quarto, cozinha, sala e banheiro. Na maioria dos casos, esses imóveis não possuem paredes dividindo os cômodos. Além disso, a cozinha, de modo geral, é em conceito aberto, dividindo o espaço com a sala. A metragem costuma ser reduzida nesses casos, podendo variar entre 30 e 80 metros quadrados. 


Outra característica muito comum nesses tipos de imóveis é que eles possuem o pé direito alto, o que ajuda a compensar a metragem reduzida e garante uma decoração com o espaço mais otimizado. Esses tipos de empreendimento costumam ficar localizados em bairros centrais que possuem uma excelente infraestrutura relacionada à educação e comércio, que ajudam a contribuir para aumentar a qualidade de vida dos moradores. 


Os apartamentos studios são conhecidos por atenderem à necessidade de profissionais que costumam passar pouco tempo em casa e, por conta disso, não precisam de um espaço muito grande. Os estudantes também são público desse tipo de empreendimento, pois eles também preferem essa facilidade do pouco espaço, pois também não passam muito tempo em casa por conta das aulas e dos estágios, mas que também precisam estar em uma área bem localizada, com facilidade de acesso a algumas comodidades como bancos, mercados e transporte público.


Vantagens de investir em apartamentos studios


1. Mais rapidez na hora de alugar


Conforme comentamos no início desse post, a demanda para esse tipo de empreendimento é alta, visto que muitos perfis, como os citados acima, buscam nos apartamentos compactos a praticidade que precisam no dia a dia. Para esse público, é muito importante alugar um imóvel próximo ao trabalho ou à faculdade e com o tamanho reduzido, o que garante menos tarefas domésticas. 


Dessa forma, podemos observar que, para o investidor, a necessidade do consumidor por esse tipo de imóvel, atualmente, representa maiores chances de locação, o que torna essa modalidade uma nova possibilidade de aumentar o retorno financeiro. Por isso, para quem precisa fazer o dinheiro render com mais facilidade, essa é uma ótima alternativa. 


2. Investimento mais acessível


Quando falamos de investimento, é essencial que a gente considere que cada pessoa dispõe de recursos específicos para essa finalidade, que vai depender da organização financeira de cada pessoa. Para quem está começando agora a descobrir as possibilidades de fazer o seu dinheiro render mais, investir em um apartamento studio pode ser uma ótima alternativa. 


Se compararmos com o valor de um apartamento padrão, que também é outra ótima alternativa de investir nesse setor, o apartamento studio tem preços mais acessíveis, o que é uma grande vantagem para os pequenos investidores. Inclusive, atualmente essa é uma das principais razões que colaboram para o sucesso de vendas desses imóveis e a tendência é que isso continue.  


3. Baixo custo de manutenção


Sabemos que quanto maior o imóvel, seja ele casa ou apartamento, certamente maior será o custo da sua manutenção, se comparado com as necessidades de um apartamento studio. No quesito limpeza, por exemplo, o apartamento studio é uma vantagem, pois manter um espaço menor sempre arrumado e limpo é bem mais fácil do que em um espaço maior.


Outra vantagem desse tipo de empreendimento é que quem tem o hábito de contratar profissionais da área de limpeza para fazer as manutenções necessárias, diárias ou semanais, pode economizar no pagamento dessa despesa, já que a demanda será menor. Além disso, a correria do dia a dia demanda esse tipo de praticidade, levando em consideração que as pessoas estão cada vez mais ocupadas com seus trabalhos, estudos, hobbies e outras atividades. 


4. Localizações privilegiadas


Como já dito ali em cima, esses apartamentos compactos costumam ser construídos em áreas urbanas importantes, que facilitam a locomoção dos moradores e o acesso a serviços básicos essenciais, como hospitais, supermercados, universidades, shoppings e estações de metrô. Seja para um estudante ou um profissional no mercado, esses tipos de detalhe fazem a diferença por conta da dinâmica agitada da rotina.


A boa localização também é um dos principais fatores levados em consideração na hora da compra ou da locação de um imóvel, afinal, para quem compra um apartamento localizado em uma boa região com intenção de fazer o empreendimento uma fonte de renda, é essencial estar atento a essa vantagem para garantir que o investimento tenha a taxa de retorno esperada. 


5. Ótimo custo-benefício


Não tem nenhum tipo de imóvel mais prático e com melhor custo-benefício que um apartamento studio, principalmente para quem está começando na área de investimentos no mercado imobiliário. Além disso, é importante considerar que, muitas vezes, estes apartamentos oferecem infraestrutura completa, que inclui academias e espaços de lazer, e suas construções priorizam o conforto, já que seu espaço costuma ser limitado. Esses empreendimentos apresentam vários tipos de conveniências que valorizam o imóvel e fazem valer cada centavo investido. 


6. Conforto na medida


Engana-se quem relaciona uma casa confortável a grandes espaços. Na verdade, isso vai depender de como esses ambientes são construídos e estão conectados, além dos móveis e da decoração usados. Um apartamento studio pode oferecer todo o conforto que seu morador precisa, principalmente diante de uma rotina estressante, sem exageros e sem demandar muito trabalho para organizar. 


Os apartamentos studios estão se mostrando cada vez mais comuns entre os grandes empreendimentos imobiliários, afinal, é um investimento com garantia de retorno. Para mais informações ou caso você tenha interesse em investir nesse tipo de empreendimento, fale com um dos nossos corretores! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho