Atendimento imobiliário: como fazer pelas redes sociais

Um bom atendimento imobiliário não garante só a venda, como também fideliza seus clientes e ganha novos por indicação. E esse atendimento não se limita somente a responder uma pergunta de alguém que está em dúvida. Quando falamos sobre atendimento imobiliário nas redes sociais, temos que ter em mente que nele tudo é ainda mais dinâmico, por isso, é preciso se preparar e preparar toda a equipe para oferecer o melhor atendimento possível à distância.

Cada vez mais usuários escolhem as redes sociais como canal de comunicação com marcas de produtos que o interessam, já que é mais prático e pode ser feito a qualquer momento até mesmo do conforto de casa. Por conta disso, é cada vez mais importante ter uma estratégia de atendimento em redes sociais, principalmente porque a relação criada entre vendedor e cliente se alterou de forma assustadora nos últimos anos.

Com a importância do atendimento para que haja o marketing boca a boca, ser bem atendido ainda é um diferencial competitivo. Por isso, investir em treinamentos para sua equipe, principalmente envolvendo o atendimento nas redes sociais, pode deixar sua empresa quilômetros de distância à frente da concorrência.

Para te ajudar a entender melhor como funciona esse tipo de atendimento e para te dar algumas dicas de como fazê-lo da melhor forma, a Nova Época escreveu esse post. Não deixe de implementar novas ideias e investir na sua equipe, afinal, são eles que colocarão a imobiliária no topo. E não deixe de visitar nosso site, nossos profissionais estão sempre à disposição para te ajudar!

Por onde começar com o atendimento nos canais digitais?

Para realizar um bom atendimento imobiliário, primeiro é preciso entender as pessoas e ter o domínio de uma boa conversa fará toda a diferença. Nos canais digitais não é diferente. Quanto melhor o profissional souber lidar com as pessoas que entram em contato com a imobiliária, mais satisfeitas elas ficarão, mesmo que eventualmente o problema não seja resolvido.

Nem todos os problemas são passíveis de uma resolução rápida, porém nem todos os seus clientes sabem disso e isso pode se mostrar perigoso, pois entre o cliente não saber de algo e achar que você precisa resolver e você achar que o cliente deveria saber que não é fácil resolver, pode haver muita comunicação errada, que pode gerar a interpretação de um mau atendimento.

Cuidar bem dos seus clientes é uma tarefa difícil, mas de extrema importância e o atendimento é parte fundamental disso, por isso, não deixe de investir nesse aspecto.

Melhores práticas de atendimento nas redes sociais

1.Responda o mais rápido possível

A maioria das formas de atendimento ao cliente via e-mail e telefone geralmente não é preparada para estar disponível 24/7, porém o suporte ao cliente de mídia social criou uma expectativa de estar sempre ativo. O resultado disso foi que mais de 40% dos consumidores esperam por uma resposta nas mídias sociais em 60 minutos. Isso significa que ao responder as consultas, reclamações e comentários o mais rápido possível é a melhor estratégia de atendimento em mídias sociais.

2. Responda todas as perguntas e comentários

Uma das mais importantes práticas de serviço do cliente nesses espaços é dar atenção a cada postagem, pergunta e comentário feito, respondendo a todos. Um cliente quer ser ouvido e ter uma resposta e é essencial mostrar que o atendimento nas mídias sociais vale à pena. Um dos incentivos para as empresas estarem sempre atentas a todos através das mídias sociais é o fato de que tantos comentários podem ser vistos pelo público e não responder equivale a ignorar um cliente, o que é um ponto negativo para a imagem da empresa. Da mesma maneira que um negócio não pode nunca ignorar um cliente em sua loja, nenhum negócio deve deixar um comentário online sem resposta.

3. Adeque sua comunicação com a do usuário e crie empatia

A empatia pode ser extremamente útil no seu atendimento imobiliário, por isso, criar empatia é um dos pontos mais importantes e fundamentais. Com essa ferramenta, você pode se colocar no lugar do seu cliente e isso faz toda diferença quando você for ajudar ou demonstrar vontade para isso. Frases como “eu te entendo” ou “sim, isto é realmente muito ruim” têm muito poder na hora das negociações e você deve procurar usá-las durante a conversa para criar uma conexão humana e para que o atendimento se torne mais orgânico e menos robótico. Além disso, busque sempre fazer com que o cliente se sinta confortável e saiba que você fará de tudo para resolver o problema.

4. Faça um atendimento personalizado sem os elementos de call center

Sempre que pensamos em call center, o lado negativo desse serviço é a primeira coisa que vem na nossa cabeça quase que inevitavelmente. Afinal, quem gosta de ter que lidar com call center? Esse tipo de atendimento é um dos mais adotados pelas grandes empresas e um dos que geram mais inconvenientes e frustrações. Por isso, quanto mais humano for o seu atendimento, melhor. Então, fale sobre assuntos informais e coisas que ajudem a “quebrar o gelo”, assim você consegue desarmar o cliente para qualquer tipo de tom inconveniente. Além disso, não deixe de perguntar o nome do cliente e não deixe de chamá-lo por ele. Isso também é essencial para criar conexão e empatia.

5. Combata a negatividade com positividade nas mídias sociais

Você não deve ter medo de receber críticas negativas ou reclamações nos seus canais digitais. Para responder um comentário negativo, é comum que as empresas tenham a atitude de se defender, porém vá com calma! Não se esqueça que o “cliente tem sempre razão” e quando alguém reclama nas redes sociais, todos os seus clientes podem vê-lo no feed de notícias da empresa. O mais importante é deixar claro que você valoriza e se importa com a opinião do cliente, independente de ter recebido um comentário negativo dele ou não. Não se esqueça ainda de demonstrar empatia nas suas respostas, já que alguns casos podem ser a diferença entre uma avaliação de uma estrela e de cinco estrelas.

Com esses esclarecimentos e dicas, a Nova Época espera poder te ajudar no processo de profissionalização do atendimento. Não deixe de ficar atento e sempre procurar por maneiras de melhorar o atendimento e conseguir mais vendas.