Precificação imobiliária: entenda sua importância e como fazer

26/03/2024min de leitura

Uma das partes mais importantes que pode garantir uma venda de imóvel bem-sucedida é saber precificar o valor correto de um imóvel. No entanto, este também é um dos maiores desafios que as imobiliárias enfrentam, afinal, o mercado de imóveis é conhecido por ser bastante dinâmico e exige um acompanhamento constante das principais tendências e perspectivas do setor por parte dos profissionais.


Diante da instabilidade econômica que o país vivenciou nos últimos anos e da lenta retomada do crescimento do segmento de imóveis, a precificação passou a ser uma atividade ainda mais desafiadora. Tanto a compra e venda quanto o aluguel de um imóvel são consideradas tarefas complexas que demandam tempo e muita análise. Por isso, profissionais especializados no assunto, conhecidos como avaliadores de imóveis, precisam levar em consideração um conjunto de critérios para definir o preço final de um bem.


Com isso, caso o valor do imóvel esteja devidamente adequado às características que ele apresenta, fica mais fácil convencer o potencial cliente a fechar negócio. Logo, para precificar um imóvel corretamente, é necessário saber fazer a avaliação. Essa avaliação consiste na verificação de alguns fatores que vão influenciar diretamente no valor final do imóvel em questão.


Quer entender um pouco mais sobre como a precificação será um dos principais fatores para a negociação bem-sucedida de um imóvel? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis veio falar mais sobre o processo de precificação de um imóvel e o que deve ser avaliado para um preço justo e uma negociação bem-sucedida. Você sabia que aqui na Nova Época nós também fazemos avaliação de imóveis? Se você está procurando por um imóvel, não perca tempo e fale conosco!


Qual a importância da precificação imobiliária?


Conforme podemos observar acima, a precificação de um imóvel é um processo crucial para a venda bem-sucedida. Isso porque o preço do imóvel tem grande destaque na etapa de decisão nessa compra. Logo, preços muito elevados ou que não condizem com as características do imóvel podem afastar potenciais compradores. A má precificação pode dificultar muito o processo de vendas. Por isso, a avaliação feita é tão importante. Vamos falar um pouco mais sobre os fatores que a influenciam a seguir.


O que vai influenciar na avaliação da precificação imobiliária?


Existem alguns critérios aos quais o corretor de imóveis deve se atentar no momento da avaliação para uma precificação justa e correta do imóvel que está sendo comercializado. Dentre os fatores que vão influenciar essa avaliação, podemos citar:

 

  • Tipo de construção;
  • Localização e vizinhança;
  • Infraestrutura de tecnologia e lazer;
  • Segurança;
  • Estrutura do terreno;
  • Proximidade com comércios;
  • Acabamento;
  • Idade da construção;
  • Estado de conservação.


Como evitar errar na precificação de um imóvel?


Para ajudar a se certificar de não errar na precificação, separamos algumas dicas importantes que podem te auxiliar nessa missão:


Compare os imóveis


Fazer um comparativo do imóvel que você pretende vender com imóveis semelhantes para entender como os preços estão operando no mercado pode ser muito útil, pois serve como referência para definir o valor correto de um imóvel. Portanto, procure por preços de imóveis similares à venda, em endereços próximos ou até no mesmo edifício do imóvel que você deseja comercializar.


Essa é uma dica importante, pois pode ajudar tanto quem quer ter apenas uma ideia do valor do seu imóvel quanto a certificar de que a avaliação feita por uma imobiliária está dentro dos parâmetros da região onde ele fica localizado. Dessa forma, você não eleva muito o preço da venda e torna a negociação mais fácil e rápida.


Faça uma avaliação da localização


A avaliação desse fator é importante, pois ele é um dos que mais influencia a precificação. Imóveis próximos a centros comerciais, vias de acesso, transporte público, shoppings, delegacias, hospitais ou parques, por exemplo, costumam ser mais valorizados. Isso se deve ao fato de todas essas vantagens comerciais e de transporte ajudarem a valorizar o preço do imóvel ao aumentar a qualidade de vida dos moradores.


Ter acesso a esse tipo de informação permite que o corretor tenha mais argumentos de venda na hora das negociações, tornando mais fácil convencer o novo comprador a fechar o negócio.


Faça uma avaliação das principais características do imóvel


Essa dica é muito importante para determinar o valor de um imóvel, pois essa avaliação ajuda a destacar os itens que agregam valor ao produto. Para isso, é necessário fazer uma análise das principais características do imóvel que se deseja comercializar. Por exemplo, se o imóvel tem uma vista linda ou cômodos amplos e abertos, essas são características que se conseguem com a avaliação e devem ser levadas em consideração no momento da precificação.


Fique atento às variáveis do mercado


Estar atento e se certificar de estar sempre por dentro das principais tendências e novidades do mercado de imóveis será fundamental para conseguir uma precificação justa e correta dos imóveis do portfólio de uma imobiliária. Isso porque, caso o preço médio dos imóveis residenciais tenha queda em determinadas regiões do país, é importante que a imobiliária esteja ciente desse contexto para adaptar as propostas de acordo com a realidade atual do mercado.


Conseguiu entender por que a precificação imobiliária é um processo tão importante para a finalização das vendas? A Nova Época Imóveis espera ter conseguido esclarecer suas dúvidas a respeito do assunto. Não deixe de nos acompanhar aqui e nas nossas redes sociais para mais conteúdos importantes sobre o mercado imobiliário!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":